Venus é o planeta mais próximo da Terra, sua distância oscila entre 40,2 milhões de Kms a mais de 260 milhões de Kms. Esta diferença e' explicada porque ambos orbitam o Sol a velocidades diferentes. A cada 19 meses ficam mais pr´ximos, afastando-se depois para lado oposto ao Sol, assim fica invisivel a nossos olhos, mas, quando visivel, podemos ve-lo em plena luz do Sol, pouco antes do anoitecer, ele ja é visivel, é o ponto mais luminoso no céu, mesmo antes do anoitecer.

A primeira sonda espacial a estudar esse planeta foi a mariner 2 em 62, depois seguiram-se varias outras sondas da época da corrida espacial, foram as sondas soviéticas chamadas venus e americas Mariner e Pioneer, sendo que em 78, a Pioneer revelou que Vênus esta envolvido totalmente de uma atmosfera ácida e tóxica onde existem 3% de nitrogênio e 97% de gás carbônico. Em 82, dua sondas soviéticas pousaram em Vênus e costataram camadas de basalto de cobre na superficie.

                                                          

Vênus é um planeta vitima do efeito estufa, mesmo mais distante do Sol do que Mercurio, o planeta Venus esta totalmente envolto de densas nuvens, que impedem que o calor volte para o espaço, assim, ela retem o calor o tempo todo no planeta, transformando-o no planeta com as mais estremas temperaturas do sistema solar, beirando os 450 graus centigrados! É importante lembrar que, tais características do planeta Vênus, foram estudadas e deduzidas pelo astronomo Carl Sagan, antes mesmo das chegadas das sondas, o astronomo amaricano ja sabia do que ocorria no planeta!

Principais características

Distância máxima do Sol ( milhões de Km )
                             109
Distância miníma do Sol  ( milhões de Km )
                          107, 4
Distância média do Sol    ( milhões de Km )
                          108,2
Diâmetro equatorial ( Km )
                         12.104
Diâmetro polar ( Km )
                         12.104
Velocidade orbital ( Km/s )
                             35
Volume
                             88
Massa
                             82
Densidade ( em relação à água )
                             5,2
Gravidade                              88
Temperatura ( centigrados )                        -33/ + 480
Atmosfera                  gás carbônico, nitrogênio
Satélites                          não possui
Translação                           225 dias
Rotação                           243 dias

Vênus possui estranhas formações em sua superfície, uma delas são seus vulcões, a atividade vulcânica no planeta foi intensa a milhares de anos atras, atualmente não existem registros de atividades vulcânicas no planeta, mas antigamente ela existia e com elas formações inexistentes aqui na Terra, como a da foto acima, ela tem uma forma denominada como aracnóide, tem cerca de 66 Kms de diâmetro.

Vênus é um planeta quase sempre visível, até mesmo antes do anoitecer, mas oferece alguns problemas.
A superficie é ocultada pelas suas nuvens, sendo impossivel ver o solo, só vemos suas
nuvens. Como se diz no linguajar astrônomico, ele é um " mau objeto" pode ser sempre visivel, mas não revela seus mistérios, pois esta totalmente envolvido pelas nuvens.


Textos do autor, só é permitida a reprodução em outras páginas se pedida a autorização ao webmaster