Polissacarídeos

Também chamados de glicanas, são polímeros de hexoses unidos por ligação glicosídicas na forma a ou b . Alguns funcionam como reserva de carboidratos, outros atuam na morfologia celular.

Os polissacrídeos de reserva mais importante são os amido e o glicogênio, ambos de alto peso molecular e polímeros da glicose em ligações a(1- 4) nas cadeias principais e ligações a(1- 6) nos pontos de ramificação, sendo o glicogênio mais compacto por apresentar mais ramificações em sua molécula. Apenas a forma de amilose do amido não é ramificada, pois possui somente ligações do tipo a(1 - 4); a forma amilopectina do amido é semelhante à molécula de glicogênio (ramificada).

Outros polissacarídeos possuem papel estrutural nas paredes celulares. A celulose é formada por moléculas de glicose unidas por ligações b(1- 4) e é o principal constituinte estrutural da parede celular dos vegetais, responsável pela extrema resistência de alguns observadas nos caules. Apresenta-se impregnada por outras substâncias poliméricas, não sendo digerida pelos animais, que não apresentam enzimas para quebrar as ligaçvões do tipo b, a exceção de animais herbívoros, que possuem bactérias e protozoários simbióticos que digerem a celulose em seus aparelhos digestivos.

As paredes porosas e rígidas das bactérias possuem peptidoglicanas, que são polissacarídeos lineares formados por unidades alternadas de ácido N-acetil-murâmico e N-acetil-glicosamina (derivados de carboidratos) interligados por cadeias polipeptídicas curtas.

As células animais têm um revestimento externo (glicocálix) macio e flexível formado por cadeias oligossacarídicas ligadas a lipídeos e proteínas (glicoproteínas). As glicoproteínas possuem um ou mais carboidrato em sua composição molecular sendo que a maioria das proteínas da superfície celular são glicoproteínas.

Os tecidos conjuntivo dos animais possuem vários mucopolissacárides ácidos (p.ex.: o ácido hialurônico), formados por unidades de açúcar alternadas, uma das quais contém o grupamento ácido. Estas estruturas, nas quais a porção polissacarídica predomina, são chamadas proteoglicanas.

Outro polissacarídeo ácido importante é a heparina, que possui função anticoagulante nos vasos sangüíneos dos animais; é formada por glicosamina + ácido urônico + os aminoácidos serina ou glicina.


Para voltar para a página anterior, clique no boão BACK (para trás) de seu navegador

Voltar para a HomePage