Acima
Salsa/Chutney
Molhos
Pães
Conservas
Tortilhas
Bebidas
Chili
Feijões
Carnes
Porco
Aves
Carneiro
Geléias
Peixes

 Conservas


Esterilização de vidros para conservas

Primeiramente, escolha bons vidros com tampas bem vedantes e lave-os muito bem com água e sabão. Depois, coloque os vidros em uma panela grande com o fundo forrado por um pano limpo, colocar água até cobrir os vidros  e levar ao fogo e ferver por 15 minutos. As tampas só devem ser colocadas na água fervente nos últimos 5 minutos. Os vidros podem ficar na água quente até a hora de usar ou podem ser postos sobre um pano limpo seco, de boca para baixo.

Importante!

A acidez de produtos em conserva é importante porque isto ajuda a prevenir o crescimento de Clostridium botulinum. Deveriam ser usadas para conservas só receitas com proporções testadas de ingredientes, estas proporção nunca deveriam ser alteradas. Devem ser usados vinagres (sidra ou branco) com uma acidez de 4 a 6% (40 a 60 gl). Este é a faixa de acidez da maioria dos vinagres comerciais. Evite usar vinagres caseiros ou outros vinagres com acidez desconhecida. O vinagre nunca deve ser diluído a menos que isto seja especificado na receita. Utilize sal marinho e sal limpo. Sal iodado pode escurecer pepinos em conserva, e sal de mesa contém agentes anti endurecedores que podem fazer a salmoura ficar turva. 


Receitas:

Conserva básica para pimenta
Conserva de Pimentas Picantes em Azeite
Pimentas em Vinagre
Salsa em Conserva Big Tom
Pimentas em Conhaque
Pimentas Quentes em conserva
Pimentas em Vinagre
Pimentas em vinagre #2
Pimentas  Jalapeño em Escabeche
Chile Salsa (molho de tomate e pimenta quente)
Jalapeños em Conserva
Conserva de Pimenta fresca azeda
Jalapeño Mix
Salsa de Judy em Conserva
Salsa de Judy em Conserva #2
Salsa de Judy em Conserva #3
KimChi
Pimentas Marinadas
Conserva de Couve de Bruxelas 
Jalapeños em Conserva #2
Jalapeños em Conserva #3
Conserva de Pimentas Púrpuras (roxas)
Pimentas Vermelhas assadas 
Salsa Americana
Jalapeño e Pepino doce
Chutney Tradicional picante   
Salsa Verdadeira em Conserva


 Conserva básica para pimenta 

Ingredientes

1 copo de vinagre branco (de maça, arroz ou vinho)
1 copo de cachaça (eu prefiro usar apenas o vinagre, 2 copos)
1 colher e sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
pimentas selecionadas
(outros condimentos à gosto)

Modo de preparo

Fazer uma calda com o vinagre, a cachaça, o sal e o açúcar levando esta mistura para ferver por 2 minutos.
Fazer o branqueamento das pimentas, ou seja, colocá-las na água fervente e deixá-las ferver por 20 segundos, retirá-las e colocá-las na água gelada.
Colocar as pimentas no vidro esterilizado e jogar a calda quente por cima.
Tampar e levar ao fogo, com o vidro de boca para baixo, em uma panela com água e com uma flanela por baixo do vidro. Deixar ferver. Tirar a água somente depois da água esfriar, para não estourar os vidros.

De:Capsicum - Pimentas e pimentões do Brasil. por F. J. B. Reifschneider e equipe  -  Embrapa


 Conserva de pimentas picante em azeite

Ingredientes

pimentas picantes de qualquer tipo
azeite e oliva, extra virgem
1 dente de alho picado (opcional)
6 gotas de suco de limão (opcional)

Modo de preparo

Divida as pimentas, retire as sementes, as veias e o talo. Frite o alho no azeite até ficar tenro mas não marrom, coloque com as pimentas num vidro de conserva firmemente apertado, deixando um espaço de aproximadamente 1,5cm até a boca livre. Enquanto isso, aqueça uma xícara de azeite a 300 graus C, usando uma faca de ponta faça um buraco no centro das pimentas para o fundo do jarro, coloque o azeite ainda quente dentro deste buraco um pouco de cada vez para evitar subir fervura, encha o vidro até 0,6 cm da boca. Limpe o vidro com toalha de papel e coloque a tampa firmemente e está pronto. Nenhum outro processo é necessário, já que o azeite quente esteriliza as pimentas e o vidro, apenas certifique-se que a tampa seja esterilizada previamente. Procedimento chamado de "Pierre", (Pierre Larue).

De: Pepper Fool - 1998


 Pimenta em Vinagre 

Ingredientes

6 colheres de sopa (90ml) de óleo (oliva, milho ou girassol)
12 pimentas verdes, fatiadas finas (preferencialmente jalapeños)
4 cenouras grandes, cortadas em rodelas finas
2 cebolas grandes, fatiadas bem finas
1 pimentão vermelho, fatiado fino
600 ml de vinagre destilado
2 dentes de alho (ou mais à gosto), cortado finos
orégano,manjerona e tomilho à gosto
1 colher de chá de sal (5ml)
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino (2,5ml)
1 colher de açúcar granulado (15ml)

Modo de preparo

Aqueça o óleo numa panela larga (evite o alumínio) e lance as pimentas, as cenouras, as cebolas e o pimentão por 2 minutos cada, não deixe o óleo muito quente. Remova-os então do calor colocando-os numa tigela até estarem todos prontos. Neste ponto pode ser necessário adicionar mais óleo, a medida que vai colocando os ingredientes. Adicione a metade do alho até ficarem quase marrons, antes de colocar sobre a tigela. Adicione o vinagre aos poucos, ervas e temperos, a outra porção do alho e o açúcar no restante do óleo da panela. Ferva até o líquido reduzir 1/3. Coloque o líquido quente sobre os vegetais e deixe esfriar a descoberto. Quando esfriar, transfira para os vidros e lacre. Mantenha sob refrigeração quando abri-los.
Para algumas variações, experimente menos cenoura e acrescente mais um pimentão amarelo. Não é recomendado cozinhar demais os legumes e guarde na geladeira um dia depois de aberto, isto mantém mais crocante. Experimente também com outras pimentas, como scotch bonnets ou habaneros.

De: Lourdes Nichols


 Salsa em Conserva Big Tom 

Ingredientes

20 xíc. de tomates maduros sem pele e cortados
10 xíc. de cebolas cortadas 
10-40 Habanero (ou nenhuma para uma salsa suave)  
8 pimentas banana doce, cortadas e sem sementes 
8 pimentas jalapeno cortadas 
5 dentes de alho, picados 
2 pimentões verdes cortados  
1 pimentão vermelho cortados 
2 1/2 xíc. de  vinagre branco   
4 col. de sopa de pimenta vermelha em pó 
5 col. de chá de sal  
3 col. de chá de pimentas cayenne   

Modo de preparo

Aperte o tomate para tirar o suco antes de cortar. Cozinhe todos os ingredientes durante várias horas  até ficar numa uma consistência mais espessa. Mexa freqüentemente. Coloque a salsa em jarros esterilizados e tampe. Deixe esfriar sem mexer durante 24 horas. Se não lacrar o vidro, coloque em refrigerador. Pode ser reaquecido novamente.  

De: Big Tom  
http://members.aol.com/bigtom3946  -  1997


 Pimenta em Conhaque 

Esterilize um vidro de 250 ml, branqueie abundantemente pimentas em água quente, coloque em seguida em água com gelo para parar o cozimento. Faça um corte pequeno longitudinal em cada pimenta e deixe os talos para uma melhor manipulação.  
Encha o vidro com as pimentas e borrife com uma colher de açucar. Encha o vidro com o conhaque de sua escolha. Coloque o vidro em local fresco e seco durante 1 mês, invertendo o vidro a cada dois dias. 
Coloque no refrigerador até estar pronto para comer ou, derreta 1 barra de chocolate meio amargo ou ao leite e coloque cada pimenta até cobrir bem. Arrume numa bandeja plana e refrigere.  

De: Paul Wilson, Chile Head Mailing List, 1999 
pwilson@flashcom.net  


 Pimenta Quentes em Conserva 

Ingredientes

2 xíc. de pimentas quentes, a sua escolha 
Óleo de oliva  extra virgem 
1 dente de alho, cortado  
6 gotas de suco de limão 

Modo de preparo 

Remova as sementes, veias e talos das pimentas. Frite junto com o alho em óleo de oliva extra virgem até dourar suavemente. Coloque firmemente as pimentas em jarro de vidro, deixando 2cm de sobra no topo. Enquanto isso, aqueça 1 xícara de óleo de oliva numa panela, abra um espaço entre as pimentas no jarro e  verta o óleo quente um pouco de cada vez neste buraco para evitar fervura, encha o jarro lentamente, deixando 1cm de espaço no topo. O óleo quente esterilizará o jarro e as pimentas. Enxugue o topo de jarro e os lados com uma toalha de papel e tampe firmemente. 

De: SOAR the Searchable Online Archive of Recipes, 1998  http://www.pepperfool.com


 Pimentas em Vinagre 

 Ingredientes

6 col.de sopa de óleo (90ml) oliva, girassol ou óleo de milho 
12 pimentas verdes fatiadas (jalapeños preferentemente) 
4 cenouras grandes, descascadas e fatiadas em rodelas  
2 cebolas grandes, em fatias finas 
1 pimentão vermelho, em fatias finas  
600 ml vinagre destilado  
2 dentes de alho cortados finos  
1/4 col.de chá de orégano (1.25ml) 
1/4 col. de chá de manjerona  (1.25ml)  
1/4 col. de chá de tomilho (1.25ml)  
1 col. de chá de sal (5ml) 
1/2 col. de chá de pimenta-do-reino (2.5ml)  
1 col. de sopa de açucar granulado (15 ml) 

Modo de preparo

Aqueça o óleo numa caçarola grande (evite o alumínio), coloque as pimentas, cenouras, cebola e o pimentão vermelho durante dois minutos no óleo não muito quente. Remova a panela do fogo e separe os ingredientes prontos numa tigela. Se precisar acrescente mais óleo neste momento, adicione metade do alho, cozinhe até dourar. 
Lentamente adicione o vinagre, ervas, temperos, o resto do alho e o açúcar para o óleo restante na panela, ferva até o líquido reduzir a 1/3 aproximadamente. Coloque o líquido fervente em cima dos legumes e deixe esfriar descoberto. Quando estiver frio, transfira para vidros limpos e tampe. Após aberto as conservas devem ficar no refrigerador.  
Você pode variar a receita colocando menos cenouras, mais pimentões, adicionar couve-flor, com sucesso. Recomenda-se não cozinhar demais os legumes e refrigerar o produto acabado por um dia antes de abrir o vidro - isto assegura que tudo permaneça crocante (especialmente as cenouras, caso contrário parecem desenvolver uma textura suave).   

De: Homestyle Mexican Cooking, livro de Lourdes Nichols 
Chile Head Mailing List


 Pimenta em Vinagre #2 

"Eu normalmente não uso vinagre puro. Uso uma salmoura composta de 250ml de vinagre de, 750ml de água, e 125g de sal. Levo para a fervura e deixo esfriar".  

Faça um corte nas pimentas e deixe-as nesta salmoura. No fundo de cada vidro de conserva, coloque uma folha ou duas de louro, alguns gramas de semente de mostarda e meia dúzia de grãos de pimenta-do-reino (você pode omitir qualquer um destes ingredientes caso não goste). Em seguida, coloque as pimentas nos vidros firmemente mas sem forçar. Então verta a salmoura morna nos vidros e tampe. Coloque os vidros em água fervente durante 10 minutos para completar o processo.  

De: Dave Sacerdote, Chile Head Mailing List   


 Pimenta Jalapenõ em Escabeche 

Ingredientes

500g de pimentas Jalapeño  
Sal  
Água  
3 xíc. de vinagre  
2 cravos-da-índia inteiros  
1/4 col. de chá de Orégano  
1 pedaço de canela pequeno 
1/4 col. de chá de gengibre  
1/2 xíc. de óleo 
1 cebola média  
200g de cenoura fatiada  
1 cabeça de alho 
4 folhas de louro 

Modo de preparo 

Lave as pimentas e corte em pedaços pequenos. Faça um corte em cada pimenta e coloque numa tigela, dissolva 2 colheres de sopa de sal em 3 xícaras de água e deixe as pimentas nesta salmoura por 4 ou 5 dias e mude a salmoura duas ou três vezes ao dia. No último dia, retire toda a salmoura e enxágüe. Coloque o vinagre, cravos-da-índia, orégano, tomilho,  canela e ferva até igualar a cor, aproximadamente 10 minutos.  
Aqueça o óleo, adicione a cebola, cenouras, dentes de alho e folhas de louro. Cozinhe até a cebola e cenouras ficarem tenras. Em um vidro esterilizado e quente de 250ml, faça camadas desta mistura de cebola e pimentas até encher o vidro, começa e termine com a mistura de cebola. Some vinagre fervente para cobrir e tampe. Deixe descansar em local fresco por duas semanas antes de usar.  

De: L.A. Times, 1998 Country Gourmet, oselands@countrygourmet.com


 Chile Salsa (molho de tomate e pimenta quente) 

 Ingredientes

2,25 kg de  tomates  
900g de pimentas 
450g de cebola  
1 xíc. de vinagre  (5% acidez)  
3 col. de chá de sal  

Modo de preparo

Lave os tomates e deixe em água fervente durante 30 - 60 segundos ou até separe a pele. Coloque os em água fria, tire a pele e remova as sementes. Corte os tomates a cebola, pimentas e os  ingredientes restantes e coloque numa caçarola grande. Aqueça por 10 minutos. Encha os vidros com a mistura deixando sobrar 1,5cm no topo. Tampe os vidros e processe, de 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho dos vidros. 

De: www.msue.msu.edu/msue/imp/mod01/mod01c.html


 Jalapeños em Conserva 

Ingredientes

20 pimentas jalapenos frescas  
1 dente de alho grande, descascado  
1 folha de louro  
2 ou 3 galhos de manjericão fresco ou orégano (manjericão roxo fica mais bonito)  
1 3/4 a 3 xícaras de vinagre  

Modo de preparo

Lave as pimentas e corte os talos. Perfure cada pimenta com uma faca para permitir que o vinagre  penetre na pimenta. Coloque o alho e a folha de louro em vidro esterilizado quente, em seguida as pimentas firmemente. Adicione oi manjericão ou galhos de orégano até quase encher o vidro. Traga vinagre para a fervura e verta quente sobre as pimentas. Deixe assentar por  2 minutos, bata no vidro para tirar as bolhas de ar, coloque mais vinagre se precisar e tampe, deixando espaço no topo. Enxugue as bordas, lacre e deixe o vidro por 15 minutos em água fervente. Deixe descansar durante alguns dias para misturar os sabores antes de abrir os vidros e servir. Refrigere depois de aberto.   

De: More Recipes from a Kitchen Garden, by Renee Shepherd and Fran Raboff, 1995.


 Conserva de Pimenta fresca azeda 

Ingredientes

900g de pimentas verdes ou maduras  
3 col. de sopa de sal  
500ml de água  
3 xíc.de vinagre branco, 5% acidez,  
4 cebola brancas pequenas 
4 dentes de alho grandes  
4 col.de chá de sementes de mostarda 
4 col. de chá de orégano mexicano  

Modo de preparo

Lave as pimentas e perfure. Coloque-as numa tigela grande e borrife com o sal e cubra com água. Deixe descansar durante a noite ou 24 horas; escoe bem.  
Aqueça o vinagre em caçarola média, coloque as pimentas em vidros quentes e esterilizados. Adicione uma colher de chá de orégano mexicano, 1 cebola, 1 dente de alho,  1 colher de chá de semente de mostarda em cada jarro. Verta o vinagre quente sobre as pimentas. Mexa e comprima com espátula de borracha esterilizada. Ajuste as tampas.  
Processe em água fervente por 10 minutos. Comece a contar o tempo de processamento quando começar a ferver. 
Remova os vidros e deixe esfriar em prateleiras por 12 a 24 horas.   

De: GarryMass@aol.com   Chile Head Mailing List


 Jalapeño Mix 

Ingredientes

Jalapeños fatiadas finas (um processador é quase indispensável aqui.)  
Cenouras fatiadas  
Cebolas fatiadas  

Modo de preparo

Você pode usar qualquer proporção de legumes nesta receita. Nós usamos 2 partes de pimenta  jalapenos para uma de cenoura e cebola. Exemplo: 4 xícaras de jalapenos, 2 xícaras de cenouras, 2 xícaras de cebola.  
Misture os vegetais fatiadas e encha vidros esterilizados apertando-os ligeiramente. Coloque o vinagre brando quente, mas não fervente direto nos vidros. Mexa para ter certeza que o vinagre preencheu todo o vidro. Tampe com tampa estéril e processe em água fervente durante 20 minutos. Este produto fica realmente melhor se descansar em sua estante durante 6 meses para suavizar o calor!  

De: Bev Carney ou Tom Sinks, sinkcar@prodigy.net, 1998


 Salsa de Judy em Conserva 

Ingredientes 

2-2,5 kg de tomates, descascados e sem pele, processados em pedaços grossos e drenados  
1 xíc. de pimenta (eu uso combinação de jalapenos sem sementes e sem pele). Alguns pimentões cortados pode ser adicionado também.  
2 dentes de alho picadinho 
1 cebola picada  
1 col. de chá de açúcar  
suco de limão 

Modo de preparo

Esterilize aproximadamente 6 vidros e mantenha-os quente até pronto para uso. Combine todos os ingredientes e ferva por aproximadamente 20 minutos. Em cada vidro coloque 1/4 -1/2 col. de chá de sal e 1 col. de sopa de suco de limão. Encha com a salsa e tampe. Processe em  água fervente durante 35 minutos. 

De: Judy Howle: Flavors of the South, Recipes for "heat lovers", 1998


 Salsa e Judy em Conserva #2

Ingredientes 

3,5 kg de tomates (12 xícaras)  
2 xíc. de pimentas verdes moderada, cortadas  
1/2 xíc. de pimentas quentes (serranos ou Jalapenos)  
3 ou mais dentes de alho picados 
1 col. de sopa de açúcar  
1 xíc. de vinagre  

Modo de preparo

Combine os ingredientes, traga para a fervura; reduza o fogo e ferva por 30 minutos. Usando uma concha coloque a salsa nos vidros. Processe em água fervente durante 35 minutos. 

De: Judy Howle: Flavors of the South, Recipes for "heat lovers", 1998


 Salsa de Judy em Conserva #3 

Ingredientes

450g de cebolas cortadas  
900g de pimentas frescas (Novo México, Jalapeno, ou Serrano, ou misturadas), picadas 
2,25kg de tomates, descascados, sem sementes e cortados (pode ser em lata) 
2 col. de chá de sal  
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino  
1/3 xíc. de suco de limão ou vinagre  

Modo de preparo

Traga a salsa para a fervura. Reduza o fogo e ferva por 20 minutos. Encha os vidros quentes esterilizados e deixe um espaço no topo. Tampe e processe em água quente durante 10 minutos.   

De: Judy Howle: Flavors of the South, Recipes for "heat lovers",  1998


 KimChi 

Ingredientes 

1/2 repolho chinês  
1/3 xíc. + 10 colheres de sopa de sal  
4 pimentas coreanas ou 2 jalapenos sem sementes 
1/2 xíc. de pimenta em pó coreano  
2 col. de sopa de alho esmagado 
1 col. de chá de gengibre esmagado 
4 col. de sopa de açucar  
1 maço de cebolinha verde, fatiadas finas  

Modo de preparo

Lave o repolho. Em uma tigela, dissolva o 1/3 de xícara de sal em bastante água até cobrir o repolho. Ponha o repolho na água salgada e deixe durante a noite. No dia seguinte, aperte o repolho com suavidade para remover a maioria da água. Fatie o repolho pedaços pequenos. Coloque-os numa tigela grande para misturar, adicione as 10 colheres de sopa de sal, as pimenta, a pimenta em pó,  alho, gengibre e açúcar. Misture facilmente à mão (use luvas de borracha se você tem pele sensível). Coloque a cebolinha e misture bem com as mãos.  
Ponha o kimchi em um vidro grande, cobra e deixe a temperatura ambiente durante 1 dia, então refrigere.  

De: Crazy Coyote - Howlin' for Habaneros  Chile Head Mailing List


 Pimentas Marinadas 

Ingredientes

1,8 kg de pimentas firmes *  
1 xíc. de suco de limão  
2 xíc. de  vinagre branco (5 %)  
1 col. de chá de oregano  
1 xíc. de óleo de oliva  
1/2 xíc. de cebola cortada 
2 dentes de alho picados  
2 col.de sopa de molho inglês (opcional)  

Modo de preparo

Selecione sua pimenta favorita. Elas podem ser inteiras ou cortadas. Lave-as , faça corte dois a quatro cortes em cada pimenta, e branqueie em água fervente ou empole para as  pimentas de pele dura e descasque. Para empolar: Forno quente (400 graus F) ou grelha durante 6-8 minutos ou até formar bolhas na superfície. No queimador do fogão a gás ou forno elétrico.
Deixe as pimentas esfriarem e coloque-as numa panela e cubra com um pano úmido. Assim ficará mais fácil descascar as pimentas. Depois alguns minutos, descasque cada pimenta.  Misture todos os  ingredientes restantes em uma caçarola e aqueça até ferver. Coloque 1/4 do dente de alho (opcional) e 1/4 colher de chá de sal em cada 250 ml ou 1/2 colher de chá em 500ml. Nos vidros de conserva, coloque as pimentas e adicione óleo quente em cima deixando espaço no topo. 

Para conserva quente: Use 1,8 kg de pimentas jalapeno.  
Para conserva média: Use 900g de jalapeno e 900g de pimentas doces e moderadas 
Para conserva suave: Use 450g de jalapeno, 1,35 kg de pimentas doces e moderadas   

De: United States Department of Agriculture, Extension Service, 1998 United States Department of Agriculture, Extension Service 


Conserva de Couve de Bruxelas 

Ingredientes 

40 couves de Bruxelas  
2 galhos de endro fresco  
1 galho de coentro fresco  
6 dentes de alho  
2 pimentas jalapeno cortadas longitudinalmente  
1 pimenta Habanero picada  
2 col. de sopa de mostarda seca  
2 col. de sopa de cominho em pó  
1 col. de sopa de Turmeric  
4 col. de sopa de sal marinho 
4 xíc. de vinagre de vinho branco  

Modo de preparo 

Ferva 4 xícaras de água em panela grande. Adicione as couves de Bruxelas, as pimentas e o alho. Remova do fogo, cubra e deixe descansar 10 minutos. Escoe bem e coloque em vidros grandes.  
Ferva o vinagre, coloque o endro, coentro, mostarda seca, cominho, turmeric e sal. Remova do fogo, cubra e deixe descansar 5 minutos.  
Encha os vidros com o liquido quente e lacre firmemente. Armazene os vidros em local fresco e escuro e deixe descansar por 2 semanas antes de usar. Refrigere depois de aberto.  

De: Bev Carney ou Tom Sinks, Chile Head Mailing List, 1999 


 Jalapeños em Conserva #2 

Ingredientes

3,5 kg de pimentas jalapeño frescas, inteiras   
1 xíc. de óleo de oliva extra virgem  
5 cebolas brancas pequenas, fatiadas 
3 cenouras médias, finamente fatiadas transversalmente  
3 dentes de alho grandes, cortados  
1 col. de chá de orégano 
2 folhas de louro fresco  
1 col. de sopa de sal  
1 1/2 xíc. de vinagre branco (5% acidez)  
1-1/4 xíc. de água mineral 

Modo de preparo

Esfregue jalapeños e corta os talos, separe. Em uma panela grande e funda, verta 1/2 xícara de óleo (o suficiente para cobrir o fundo de panela). Leve ao fogo até esquentar, retire do fogo. Adicione a cebola, alho e cenouras. Mexa até que cebola esteja dourada. Coloque o orégano, folhas de louro e sal e misture. Coloque o vinagre e a água e traga para fervura novamente mexendo  freqüentemente. Adicione o restante do óleo e volte ao fogo. Coloque as pimentas jalapeños e mexa, retire do fogo. Encha os vidros esterilizados com a mistura quente e tampe. Armazene em um lugar seco e fresco até o uso.  

De: Hotter Than Hell : Hot & Spicy Dishes from Around the World, pinkwind@ix.netcom.com, 1998


 Jalapeños em Conserva #3 

Ingredientes 

Em um vidro limpo e esterilizado coloque:  

1 col. de chá de óleo de oliva  
1 col. de chá de oregano 
1 dente de alho cortado ao meio  
Adicione cenouras baby e cebolas 

Modo de preparo

Coloque as pimentas com as cenouras e as cebolas nos vidros 3/4 do seu volume. (pimentas se expandem com a água quente) Coloque a salmoura quente em cima das pimentas deixando espaço no topo e tampe. Ferva em água quente durante 20 minutos. Deixe os vidros descansando em uma estante por 2 semanas para acentuar o sabor. 

Salmoura: 

6 xíc. de água 
2 xíc. de  vinagre branco 
1/2 xíc. de sal  

Misture os ingredientes acima e traga para a fervura. SUGESTÃO: as pimentas são mais fáceis conservar quando você as coloca em água fervente durante 1 minuto.   

De: Newsgroups: rec.food.preserving, bkrmama1@aol.com, 1998 


 Conseva de Pimenta Púrpuras (roxas)

Misture um pouco de sal em água morna (aproximadamente 40 g por litro de água), deixe esfriar. Coloque a mistura em cima das pimentas já colocadas dentro dos vidros, juntamente com alho (não muito) e uma folha de parreira ou carvalho, (mais difícil de encontrar). Lacre os vidros e deixe descansar por 2 semanas pelo menos. Surgirá um depósito branco no fundo do vidro e bolhas no líquido quando você tirar a tampa. (repare, nenhum vinagre!). Este método é bom para a maioria dos legumes e é melhor para pimentas carnosas como Rocotos (adicione um pouco de gengibre) e Jalapenos (adicione endro). A grande diferença sobre este método de conservação é que as pimentas retêm sua consistência firme. Nada pior que rocotos mole. Talvez este método não mantenha sua cor púrpura mas as rocotos ficam certamente brilhantemente vermelhas.   

De: John Moore, Chile Head Mailing List


 Pimentas Vermelhas Assadas 

Ingredientes 

Asse as pimentas por 30 minutos a 180 graus C. Deixe esfriar completamente em saco de papel fechado. Tire a pele e as sementes, corte em tiras e coloque-as em vidros de 500 ml  

Preparo da salmoura: Para 1 xícara (250 ml) água, adicione 1 colher de sopa sal e 1/2 colher de chá ácido Cítrico monohidratado,  também conhecido como sal azedo.   

Coloque a salmoura o suficiente para encher os vidros. Processe em água fervente 35 min. Tampe os vidros e deixer esfriar a temperatura ambiente.   

De: Newsgroups: rec.food.preserving, Jerome Freed, jjfreed@netreach.net, 1998   


 Salsa Americana

Ingredientes

2,5 kg de tomates  
2 cebolas cortadas  
7 pimentas cortadas  
2 col. de chá de sal  
1 col. de chá de pimenta moída 
2 col. de sopa de suco de limão  
1/2 xíc. de vinagre  
1 1/2 col. de chá pimenta cayenne    
alho 

Modo de preparo

Descasque e corte aproximadamente 16 a 17 tomates de tamanho médio. Combine todos os ingredientes e mistura bem. Leve ao fogo a salsa só até esquentar. Coloque em vidros quentes e limpos. Tampe e processe em um água durante 45 minutos.   

De: American Country Living: Canning & Preserving Canning & Preserving 
" Eric & Elaine ", vassar@ols-inc.com, Chile Head Mailing List, 1998


 Jalapeño e Pepino doce 

Ingredientes 

300g de jalapenos cortados finos 
250g de pepino cortados finos  
2 cebolas grandes cortadas finas  
1/4 xíc. de sal + 2 col. de sopa  
5 1/4 xíc. de açúcar  
3 xíc. de vinagre de maçã
4 col. de chá de tempero para pickles  

Modo de preparo

Combine as jalapenos, pepinos, cebola, e 1/4 xícara + 2 colheres de sopa de sal em um vidro grande ou tigela cerâmica; cubra com água fria & deixe durante 2 horas. Escoe completamente e aperta os legumes para remover o líquido em excesso.  
Misture o açúcar e o vinagre em uma panela grande; amarre as especiarias num tecido de algodão fazendo uma trouxa e adicione ao líquido. Leve ao fogo por 15 minutos. Coloque os legumes e as pimentas e deixe mais 10 minutos. Remova a bolsa de especiarias.  
Encha os vidros com a mistura e processo durante 10 minutos em água fervente.   

De: Lisa, 1997  


 Chutney Tradicional Picante

Ingredientes 

4 xíc. de manga madura  
1xíc. de cebola  
3 dentes de alho picados  
2 xíc. de açúcar mascavo  
1/4 xíc. de suco de laranja fresco  
1 col. de sopa de semente de mostarda Inteira  
1 col. de chá de canela  
1/2 xíc. de lima, sem sentes e cortadas  
1/2 xíc. de gengibre fresco  
3/4 xíc. de passas brancas  
1 xíc. de vinagre de maçã   
1/4 xíc. de suco de limão fresco  
1 col. de chá de pimenta vermelha em flocos  
1/4 col. de chá de  cravo-da-índia 

Modo de preparo 

Manga: Firme, madura, descascada e fatiada. Coloque todos os ingredientes em caçarola pesada e leve ao fogo médio e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe aproximadamente 20 minutos, mexendo freqüentemente. Remova do fogo, cubra, e deixe descansar por 12 horas. Leve novamente ao fogo e deixe ferver no baixo e cozinhe durante 15 minutos. Remova e coloque imediatamente nos vidros esterilizados e quentes e tampe. 


 Salsa Verdadeira em Conserva 

Ingredientes

2,5 kg de tomates  
450g de pimentas verdes  
450g a 1,5 kg de jalapenos  
450g  de cebola  
1 xíc. de vinagra 5%   
3 col.  de chá de sal  
1/2 col. de chá de pimenta  

Modo de preparo 

Limpe as pimentas, retire os talos e sementes. Passe no processador (pouco). Corte a cebola, descasque os tomates e retire as sementes. Passe no processador. Combine ingredientes em uma caçarola grande e leve ao fogo. Reduza o calor e deixe durante 10 minutos. Encha os vidros com a mistura. Ajuste as tampas e processe durante 20 minutos em água quente. (para uma salsa mais moderada, pode ser usada uma mistura de pimentas quentes e moderadas).  

De: Chile Head Mailing List, Nels Peterson