" A diferença entre um louco e eu , é que eu não sou louco " , Salvador Dali

Apesar de tudo que já foi escrito por e sobre ele, o pintor surrealista espanhol  SALVADOR DALI  , permanece um mistério tanto como homem, tanto como artista. Uma interessante mistura de realidade e fantasia caracterizaram sua vida e sua obra.

Dali nasceu em 11, 1904, no povoado catalão de Figueras, próximo à Barcelona, A família encorajou seu interesse prévio na arte; o primeiro estúdio do jovem artista foi seu próprio quarto. Em 1921 Dali matriculou-se na Academia Real de Belas Artes de San Fernando em Madri. Lá se uniu a um círculo de vanguardistas que inclui o cinegrafista Luís Bunuel e o poeta-trágico, Frederico Garcia Lorca. Embora Dali estivesse muito bem nos seus estudos, foi expulso da escola por causa de suas roupas e atitudes excêntricas
Dali já estava sob a influência de duas forças que formaram sua filosofia e arte. A primeira era a teoria do inconsciente de Sigmund Freud. A segunda era a sua associação com o surrealismo francês, um grupo de artistas e escritores dirigidos pelo poeta francês André Breton. Em 1928, com a ajuda do pintor espanhol Joan Miró, Dali visitou Paris pela primeira vez e foi introduzido ao principal surrealismo.

No ano seguinte, foi determinando num espaço curto de tempo, que era um dos membros mais inteligentes do grupo. Durante 1930 suas pinturas foram incluídas nas exposições surrealistas em cidades importantes da Europa e nos Estados Unidos.

Sob a influência do movimento surrealista, o estilo de Dali cristalizou-se na mistura perturbadora de um realismo preciso com fantasia interior que se tornou sua marca registrada. Pintando ilimitadas formas (em sua maioria bem estranhas) contra paisagens desoladas. Estes quadros, descritos por Dali como "Pinturas fotografadas do sonho", foram inspiradas por sonhos, alucinações, e outras forças inconscientes que o artista era capaz de explicar (com palavras); foram produzidos por um método criativo que ele chamou "Atividade paranóica crítica". O trabalho bem característico de Dali também mostrou a influência dos mestres Italianos da Renascença, os humanistas e pintores metafísicos Carlos Carra e Giorgio de Chirico.

Durante a segunda guerra mundial Dali e sua esposa Gala tomaram refúgio nos Estados Unidos, mas após seu término, retornaram a Espanha. Sua reputação internacional continuou a crescer, baseada tanto no seu estilo de vida e jeito para publicidade como na sua produção prodigiosa de pinturas, trabalhos gráficos, ilustrações de livros, projetos para jóias e etc.

Em Figueras 23 Jan., 1989 morre Salvador Dali

Dali produziu dois filmes "O Cachorro de Andalusian" (1928) e "A Idade Dourada" (1930) realizados com Bunuel. Considerados clássicos surrealistas, repletos de imagens grotescas. Seus escritos incluem poesias, ficções, e uma autobiografia, "A Vida Secreta de Salvador Dali" ' (1942). "A Persistência da Memória", pintado em 1931, é talvez a pintura surrealista mais conhecida no mundo
(veja pintura ao lado).

ATENÇÃO - APERTE A TECLA BACK SPACE OU USE O BOTÃO DE VOLTAR DO SEU BOWSER PARA RETORNAR À PÁGINA PRINCIPAL 1