Banner!!!

Aprenda a pescar alguns tipos de peixes...

ACARÁ E LAMBARI

Cevas:Quirela e bichinhos como o da laranja, o invernizado e a famosa brigite. Massinhas como: ração de galinha dissolvida na água e farinha de mandioca. Além disso pode-se utilizar: batata doce, açúcar, farinha de mandioca, pão velho, ração de coelho e de galinha e mandioca picada em pedaços

Iscas Massas (prontas ou caseiras), minhocas e bichinhos

Pesca Utilize vara simples (caipira ou telescópica) de 2m a 3,5m, com linha de 3lb a 6lb, chumbada tipo arroz (a menor que tiver), com anzóis no 14, 12 ou 10 ou maruseigo no 6 ou 8. E, ainda, se preferir, uma bóia de aproximadamente 2cm de diâmetro.

Bagre

Cevas Tripa de galinha, pedaços de minhoca, lambarizinho e filés de peixinho.

Iscas Naturais Minhoca, tripa de galinha, fígado, minhocoçu, lambari, massas cheirosas (especialmente as que possuem queijo ralado, devido a fragrância), aranhas e rãzinhas vivas.

Iscas Artificiais Iscas em formato de peixinhos de 2,5cm a 3,5cm como, por exemplo, QuachChub da Brumar ou Blue Fox no 2.

Pesca Utilize varas com molinetes ou carretilhas. Ambos devem ter linhas 20lb ou 25lb, anzol no 1 ou 1/0 ou maruseigo no 18 ou 20 e chumbada oliva média de 20g.

Carpa Cabeçuda

Cevas Praticamente não existe, por ser um peixe que vive de microorganismos, alimentando-se e vivendo de planctons e fitoplanctons. A carpa cabeçuda, ao contrário do que muitos pensam busca alimento só na superfície.

Iscas Utilize a 2a receita de massa que está na seção MASSA desse site.

Pesca Utilize varas com molinetes ou carretilhas munidos com linhas 25lb ou 30lb, bóia especial a venda em lojas do ramo e chuveirinho (prefira os com encastroados, pois nunca se sabe quando um pacu pode atacar). O chuveirnho deve estar de 20cm a 1m de distância da bóia. Lembre-se de usar varas compatíveis com o peso, que devem ser de ação média pesada ou pesada (12lb a 45lb).

Carpa Húngara

Cevas Mandioca, milho duro ou cozido e pão

Iscas Ração Guabi ou Purina flutuante dissolvida com água e farinha de mandioca e açúcar. Se preferir utilize a 3a receita de massa da seção MASSAS desse site.

Pesca Utilize vara com molinete ou carretilha munidos de linha 25lb, chumbo de correr (solto na linha) tipo oliva de 20g e 3 anzóis maruseigo nos 16 ou 18 presos no final da linha num só nó.

Catfish

Ceva Tripa de galinha, pedaços de minhoca, lambarizinho e filés de peixinho.

Iscas Naturais Minhoca, tripa de galinha, fígado, minhocoçu, lambari, massas cheirosas (especialmente as que possuem queijo ralado, devido a fragrância), aranhas e rãzinhas vivas.

Iscas Artificiais Iscas em formato de peixinhos de 2,5cm a 3,5cm como, por exemplo, QuachChub da Brumar ou Blue Fox no 2.

Pesca Use o sistema de fundo com um ou mais anzóis. Uma dica: Coloque uma bóia acima dos anzóis para elevar um pouco a isca do fundo do lago. Utilize varas de ações leve e ultraleve e de mão (grafite ou bambu), molinetes ou carretilhas compatíveis com a tralha, linhas 0,30mm a 0,40mm (para ultralev, 0,20mm a 0,25mm) e anzóis maruseigo 16, 18 e 20 e centauro e interprise 4 e 2.

Corimbatá

Cevas Rações de coelho, sangue de boi e massas.

Iscas Veja a 4a receita de massa na seção MASSAS desse site.

Pesca Vara com carretilha ou molinete munida de linha 12lb, anzóis no 12 ou 14 ou maruseigo no 6 ou 8 ou chuveirinho sem mola com encastroado, chumbo (se não usar o chuveirnho) pequenho. Coloque pouca massa e fique bem atento pois os corimbatás são muito sutis.

Matrinxã

Cevas Utilize filezinhos de lambaris, tilapinhas etc.; minhocas cortadas em pedaços, ou até mesmo ração.

Isca Uma isca infalível e testada por nossa equipe foi a sardinha. Isso mesmo! Compre sardinha (de preferência fresca) e corte-a em pedaços de 1 polegada de largura em média. Em seguida, coloque um pouco de fubá num saco plástico e adicione a sardinha picada à ele. Feche o saco e sacuda-o para que todos os pedaços de sardinha fiquem completamente cobertos pelo fubá. Aí é só por no anzol (como indicam as figuras) e pescar.

Pesca Procure sempre a altura em que estão estão se alimentando, utilizando o sistema de bóias de arremesso. Há várias alternativas para capturá-las, com chumbos soltos, bóias cevadeiras de ração flutuante e varas de mão. Avariedade de varas vai de ultraleves até médias, com carretilhas ou molinetes compatíveis, linhas de 0,30mm até 0,40mm e, para ultraleve, 0,25mm a 0,30mm e anzóis maruseigo 14, 16 e 18 e interprise e centauro 4 e 2.

Pacu, Tambaqui e Tambacu

Cevas Ração Guabi, flutuante ou Purina, milho, mandioca, resíduos de frango.

Iscas Massas a base de ração (vendidadas nos próprios pesqueiros) ou as prontas vendidas nas lojas do ramo; ração para cachorro como, por exemplo, Delidog e Frolic; ração para gato como, por exemplo, Gatsy; ração para peixe como, por exemplo, Guabi Tropical Flutuante ou Purina; miúdos de frango; pedaços de salcicha; minhoca; minhocoçu; frutas (goiaba, coquinho e jambolão); queijo mussarela picado; corrupto (crustáceo presente nas areias das praias); scargo; bicho da seda; pitú e camarãozinho.

Pesca Pode-se utilizar varas com molinetes ou carretilhas, linhadas de mão e vara de mão. Utilize linhas de 16lb ou 17lb, chumbada tipo oliva de 20g, anzol no 1 ou 2 ou maruseigo no 18 ou 20. Utilize encastroados de 10lb ou 15lb.

Tilápias Rendalli e Nilóticas

Cevas

Rendalli: Milho verde, torrões de cupim, feches de erva doce ou de capim e massas.

Nilóticas: Ração de galinha e de coelho, pedaços de minhoca, bichinho da laranja, pedaçosde fígado e tripa de galinha.

Iscas Naturais

Rendalli: Milho verde, capim, capote (siriri), bichinhos, massas e minhocas

Nilóticas: Minhoca, tripa de galinha, fígado, bichinhos, capote (siriri), massas diversas

Pescas Artificiais

Use iscas de Plug (ref.: Chub de 2,5cm), Quach (ref.: Fab.Brumar de 3,5cm) ou Blue-Fox no 2

Pesca

Rendalli: Utiliza-se vara de mão de 3m a 4m munida de linha 14lb, anzol no 6 ou 8 ou maruseigo no 12 ou 14 e chumbo pequeno.

Nilórica: Utiliza-se vara de mão ou vara com carretilha e molinete. Para o primeiro sitema: idem à Rendalli. Para o segundo sistema arremesse de 10m a 40m da margem utilizando chumbo oliva de 20g, e linhas e anzóis iguais ao sistema de vara de mão.

Traíra

Cevas Pedaços de filezinho de peixes

Isca Minhoca, peixinho (Lambari), filés de peixe, rãzinha, pedaços de toucinho ou carne e corrupto

Pesca Varas com molinetes ou carretilhas munidas de linha de 25lb, anzol no 1/0, 2/0 ou 3/0 ou maruseigo no 20 ou 22 e chumbo oliva de 20g. Use encastroados.