Habitat: Tartarugas são animais selvagens, nos domésticos. As espécies de tartarugas vendidas aqui no Brasil são importadas de "fazendas de tartarugas" elas tambem são exportadas para outros paises para serem vendidos como bichos de estimação como aqui e também para serem vendidas para restaurantes para serem servidas como sopas e aperitivos (que crueldade).Existe também esprécies brasileiras sendo vendidas como os tigres d'agua e tracajas( todos eles ilegais) . Ao contrário de animais como cães e gatos que são selecionados para adpitar ao seu modo de vida.

O objetivo de um criador de tartaruga deve ser primeiramente identificar que espécie de tartaruga tem ou quer comprar. Coletar o maior numero de informações que consiguir sobre aquela determindada especie. Depois que souber muito sobre a espécie que quer. Começe a montar o seu micro-habitat que duplica mais perfeitamente possivel o habitat natural dessa determinada especie.

Antes de começar montar o seu micro-habitat, é melhor considerar outros fatores como manutenção. Tartaruga d'agua são extremamente sujas quando confinado em um pequeno aquario podendo deixar o aquario imundo em menos de um dia ou em menos tempo ainda. Portanto filtração e manutençao é essencial para quem não quer trocar a água todos os dias. Você vai precisar pelo menos 25 minutos por dia para alimentar e trocar a água todos os dias. Mas se você tem um filtro bom, vai gastar no minimo 15 minutos por dia para alimentar. Tartarugas tem que estar em um aquario limpo para viverem bem.

Todos os aquario tem que ter uma area seca para a tartaruga subir tomar sol e se secar, essa área deve ter no minimo uma área do mesmo tamanho do casco da tartaruga quanto mais tartarugas tiver maior a área se não uma vai subir na outra. Uma área para ela nadar, a profundidade deve ser no minimo sua tartaruga de pé para que caso ela tombe e vire de cabeça para baixo ela possa virar ao normal. Aquarios para peixe funcionam bem mas eu percebi que aquario de peixes são altos e estreitos tartarugas preferem areas miores para nadar entao é uma boa idéia mandarem fazer um aquario baixo e comprido(100CX45AX45L) . Para quem não faz questão de ficar olhando a tartaruga pode-se também usar cochos de fibra de vidro(esse que são usado para dar comida a bois e cavalos) são grandes o suficientes, duram anos e anos, são faceis de limpar, caixa de plasticos e até mesmo caixas de marfinite(caixa d'agua).

Se você mora numa casa e tem um quintal com grama onde tem sombra e sol você pode comprar uma dessas piscinas de criança de 500 litros cavar um buraco no chão e coloca-la ali. Coloque uma cerquinha de 40cm de altura e que va a 20cm debaixo da terra (tartarugas são boa cavadoras). Essa cerca deve estar uns 60cm da beirada da grama. Se você tem cães é melhor por uma cerca com 1,50m de altura com uma portinha para você entrar. Coloque uma pedra bem grande bem no meio da piscina para que sua tartaruga tome sol.

Aqui tem alguns exemplos de aquaterrarios que eu achei na internet: Este primeiro exemplo tem um pedaço de plastico na diagonal com o vidro do lado do aquario. Dentro ele colocou terra de xaxim e areia. Para subir colocou uma pedra.