Eczema Atópico Portugal EAP

(Atopic Dermatitis)

Clube de Amigos com o mesmo Problema de Origem Genética

O termo eczema provém do verbo grego ekzein, i.é. "fervilhar" e é uma das reacções cutãneas mais comuns.

Pode surgir na infância, mas existem manifestações próprias nos adolescentes e adultos.

Atinge essencialmente a epiderme e forma manchas vermelhas, eritemas, podendo aparecer bolhas de líquido e formar crostas, causando comichão. Coçar é. Muitas vezes inevitável, mas podem causar lesões mais ou menos graves.

A pele tende a ser avermelhada, seca escamosa e vulnerável, estando muitas vezes sujeita a reacções alérgicas ou irritativas.

A memória do eczema, a comichão, a lentidão dos tratamentos, o ciclo de vai-e-volta, o contacto com produtos ou alimentos que não ajudam e a falta de sol, tornam este problema muito persistente e incómodo.

Formas de eczema:

Atópico; De contacto alérgico; De contacto irritativo.

 

O ECZEMA ATÓPICO

O que é?

Trata-se de manifestações cutâneas alérgicas que aparecem em pessoas atópicas e afectam principalmente as crianças com idade inferior a 1 ano e antecedentes familiares. Uma pequena percentagem de jovens e adultos continua a sofrer estas manifestações.

Atopia - predisposição genética para apresentar uma série de manifestações alérgicas.

As manchas vermelhas podem surgir em todas as partes do corpo: pés, tornezelos, pernas (partes inferior, superior, atrás e à frente e joelhos, nádegas, orgão genital, barriga, peito, mãos , braços, cotevelos, pescoço, cara, orelhas, testa, cabeça, boca, olhos.

Durante a noite, a comichão pode tornar a vida dos doentes bastante penosa, sobretudo devido ao calor da cama, essencialmente nas primeiras horas de sono.

 

O que provoca?

O frio, o clima seco, a lã, os sabonetes e champôos, o cloro da piscina e o stress são das principais causas do agravamento dos sintomas.

Existem algumas dificuldades em associar o tipo de alimentação com alergias e eczema atópico, mas as especiarias e bebidas alcólicas aumentam a temperatura da pele e a comichão.

A asma e a renite alérgica surgem muitas vezes associados.

Cada caso é um caso, mas o sol e a praia, são tratamentos muito eficientes, desde que não sejam excessivos.

 

Como prevenir?

Ao contrário do que até há pouco tempo os médicos dermatologistas propunham, actualmente aconselha-se a tomar banho todos os dias, ao final do dia, ou de 2 em 2 dias, tendo em vista reduzir a comichão, mas deverá ser aplicado uma loção hidratante e reconstituinte da camada de pele retentora de humidade nos primeiros 3 minutos após o banho (ex. XERIAL 3 ou XERAMANCE). Mas isto após se enrolar na toalha um pouco para secar algum excesso da água. Não esfregar a pele. No entanto, tomar apenas uma vez ou duas vezes por semana ajuda a manter a pele hidratada

Para o banho use EMULAVE CREAM, e aplique apenas entre as pernas e os entre braços e o tronco, ou outro semelhante ou banhóleo se se der bem. Para lavar as mão pode uar DOVE sabonete, lave -as o menos vezes possível por dia.

 

Como tratar?

A comichão pode diminuir com Zyrtec - anti-estamínico. Mas o assencial é não usar roupa com lãs borracha, metais ou fibras que provoquem comichão. Use algodão. A temperatura deve ser mantida sempre baixa 23 a 25 graus, no carro, no trabalho, na cama, em casa, no banho. A água deve ser sempre morna e o banho deve ser rápido.

Para o cabelo deve usar um champoo de frequência (como Savorix) alternado com outro especialista como Selenix (existem 3 ou 4 produtos base para estes champoos e só alguns fazem efeito a algumas pessoas, mas ao fim de 1 ou 2 anos, deve-se mudar de produto base, por deixar de ter efeito). Para as crises graves no cabelo pode usar psodermil locção capilar.,

Os corticosteróides em pomada para a pele são eficazes, suprimindo a comichão e inflamação, mas o seu uso deve ser controlado por um médico. Não deve usar muito tempo, todos os dias no mesmo local, pois afecta a pele e pode sercar e piorar as coisas. Existem diferentes pomadas com graus de efeito difertenciado conforme a zona do corpo e deverão ser misturados com pomadas à base de parafina.

Ex - diprobase pomada + diprosone creme (médio)

Dermovate pomada (forte)

O CARMITOL pode ajudar a hidratar a pele após tratamento com cortizona, principalmente nas mãos.

Frequentemente são necessários ati-bióticos para as efecções que surgem conjuntamente na pele e que impedem o eczema de desaparecer. A BACITRACINA pode ajudar nas infecções.

A pomada PREDNIFTALMINA é adequada para os olhos, mas consulte sempre um médico. Estas indicações pretendem servir de exemplo para a complexidade dos tratamentos.

O Pulmicort (spray nasal) pode ser utilizado para a renite

"Cheguei à conclusão que em Portugal existe pouca informação sobre esta nossa doença, pelo que resolvi criar um Fórum sobre a mesma, o qual o convido desde já a visitar e a inscrever-se como membro. Agradecia ainda se pudesse divulgar o endereço do mesmo no seu blog. http://www.armleg.com/forum/da.html Aproveito para lhe desejar um Bom Natal, e um 2006 longe sem surtos de eczema. Cumprimentos," Helena

::::::::::::CASO REAL::::::::::::::::CASO REAL:::::::::::::::::::::::

Olá, Também tive eczema desde pequeno , felizmente consegui controlar e ando bem a maior parte dos dias. por vezes aparece uma coizinha localizada, vermelha e com comichão, mas logo ataco com cremes ou cortizona. Mas tenho que ter cuidados todos os dias. 1º descobri que tomar banho ou lavar as mãos todos os dias traz eczema. Ser porquinhio alivia muito. É que a pele fica muito seca e tem que ser muito hidratada com xerial 3 ou algo muito forte e caro; 2º descobri que o alcool que bebemos seca muito muito a pele, tome só uma vez por semana ou de 2 em duas semanas e não beba cerveja que ainda é pior; 3º de manha e ao deitar, hidrato o corpo todo, em especial as mãos e os olhos com uma pomada especial para os olhos, para não fazer mal; 4º o eczema existente demora 1 a 2 anos até voltar ao normal, mesmo com todos os cuidados e o cortizoide é só para urgências, pois torna a pele mais fina, deforma-a e estraga-a, tornando mais dificil que volte ao normal, saudavel. 5º banho tem que ser de 3 minutos, com creme hidratante e não sabão e, logo após sair não esfregue e tem um minuto para hidratar a pele, mas com hidratante de médico, não o normal, pois pouco hidrata esse. 6º tome banho de agua fresca e não durma com muita roupa, nem use muita roupa ou roupa que faça comichão. 7º eu não bebo leite, camarão, marisco, kiwi, picantes ou qualquer tipo de condimento, pois aquece a pele, nem vinho, mas como queijo, parece fazer menos mal. Não como comida de restaurante, sem uqe eu saiba o que contém exactamente. 8º só uso camisas e não tee-shirts que fazem alguma comichão e vermelhidão. A praia tem sido muito boa para a minha pele, sol e agua do mar. 9º o stress também não ajuda nada, pois faz-nos coçar sem parar. Só para este penso que servirão as terapias alternativas, mas de resto há que ter os cuidados atrás descritos por mim, senão, não há terapia que ajude. espero que melhores com paciencia, mas não te podes esquecer. com a comichão também podes perder a vida social, há que escolher. boa sorte e vai dizendo o que te aconteceu

 

 

 

 

 

 

Links Internacionais

 

 

 

 

Sites na Web que se relacionam o a temática do Eczema Atópico, no que respeita a origens, sintomas, detecção, prevenção e tratamentos:

 CAPEDERM

 NATIONAL JEWISH

 DERMNET NZ

 DERMATOLOGIA NET

 MAYO

 

UCB

 

 

blog. http://www.armleg.com/forum/da.html

 

 

Atenção: Não sou médico e apenas relato experiências de pessoas, pelo que deverá consultar os seus médicos antes de fazer qualquer tratamento.

 

 

vitorcaldeirinha@netvisao.pt

 

Se possui este pequeno problema, deixe-me o respectivo email ou deixe as suas sugestões para o site, links, o seu caso real, o que sofre, o que fez para controlar, por forma a podermos ajudar os outros e-mail

Obrigado ,

 

Embora cada caso seja um caso, se pretender, poderemos marcar uma consulta de aconselhamento de 2 horas em Palmela, para explicar como consegui ultrapassar o eczema e tentar ajudá-lo a ultrapassar também.

 

 

 

 

 

 

 

 

Contacte-me em:

Pág. relacionada 1 | Pág. relacionada 2 | Pág. relacionada 3

 

 

See who's visiting this page. View Page Stats
See who's visiting this page.

De: Marisa Galveias [marisa.galveias@mensagem.pt] Enviado: segunda-feira, 26 de Abril de 2004 12:30 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: Dermatite atópica Bom dia Sr. Vitor Caldeira, Em primeiro lugar quero felicitá-lo pelo artigo que escreveu sobre a dermatite atópica, pois infelizmente não temos disponiveis muitas páginas na internet sobre este assunto. Nós pensamos que só nós é que sofremos deste mal e depois verificamos que há muitas pessoas tão normais como nós que têm este problema. Tenho 25 anos e à cerca de 4 anos que começei a sentir muita comichão dificil de controlar nos joelhos, cotovelos, pés e na cara. Fui logo o médico de família para ver o que se passava. Depois de ter feito análises ao sangue o médico verificou que tinha dermatite atópica. Depois de ele me explicar o que era a dermatite atópica, fiquei um bocado desanimada quando ele me disse que se a doença piorasse que tinha que tomar medicamentos à base de cortisona. Receitou-me uma pomada (não me lembro agora do nome) muito boa que me tem aliviado bastante. Noto que desde que começei a ter certos cuidados que a dermatite não se tem manifestado muito, tomo banhos rápidos, hidrato o corpo, tento evitar usar roupas de lã e fibras, tento não comer picantes, tenho muito cuidado como pó, e tento estar em sitios arejados e não fechados. Na Revista Nova Gente da semana passada encontrei um artigo sobre a dematite atópica e estava a indicação do seu site e resolvi espreitar. Gostaria de lhe perguntar se tem conhecimento de algum livro sobre esta doença. Cumprimentos Marisa Galveias

De: Joana Moreira da Silva [joanamoreirasilva@hotmail.com] Enviado: terça-feira, 18 de Maio de 2004 13:41 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: Dermatite atópica O meu nome é Joana tenho 25 anos e sofro do mesmo tipo de alergia aqui descrito. Sempre fui saudável e nunca tive problemas de alergias em toda a minha vida até há dois anos atrás. Estavamos no Outono e eu a terminar o curso de arquitectura, debaixo de bastante stress e tinha colocado unhas de gel... Começou pelo que parecia uma secura nos lábios, acabando por se alastrar pelo pescoço, lado esquerdo da face e palpebra esquerda. A comichão e a vermelhidão era intensa o que me levou a marcar consulta num dermatologista. Foi-me receitada cortisona e foi-me dito para retirar as unhas de gel. A cortisona acabou por piorar o meu estado, no inicio tem um efeito muito positivo, mas acabei por ficar ainda pior, com a pele queimada e com pêlos. Passado um ano estava num estado muito mau, a vermelhidão, o inchaço e as bolhas de água que secavam e escamavam não me deixavam sair de casa, começava a evitar sair e tive dias sem ir trabalhar, como me atacou também a palpebra a vista ficava inchada e fechada. O desespero causado por tanta comichão era imenso! Quando entrei no quarto consultório a médica indicou-me logo esse nome que nunca tinha ouvido falar, dermatite atópica. Depois desse dia a minha vida mudou mesmo!!! Foi-me recitado zyrtec para aliviar a comichão e uma pomada que alterou o meu estado de espirito; protopic. Esta pomada não possui cortisona, é constituída por parafina e cera branca das abelhas. O preço é um autêntico exagero, por volta de 50 euros !!! Ando sempre com a pomada comigo para todo o lado, só a coloco quando começo a sentir aquele calor a invadir-me a face. Há coisas que deixei de fazer, não pinto as unhas, não bebo alcool, evito o chocolate, cogumelos, condimentos, especiarias e enlatados ( contêm niquel), não visto camisolas de gola alta porque para além de me aquecerem a pele não a deixam respirar, evito locais aquecidos por lareiras ou aquecedores. No Outono e Inverno é quando pioro, julgo eu pela falta de sol e a existência de lugares artificialmente aquecidos. Esta é apenas a minha opinião, achei importante escrever principalmente pela pomada que realmente teve um efeito fabuloso na minha pele, deixando-me viver novamente uma vida normal. Assim me despeço, deixando o meu mail. joanamoreirasilva@hotmail.com

De: Francisco Lopes [lopes31b@mail.telepac.pt] Enviado: quarta-feira, 19 de Maio de 2004 1:36 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: Eczema Sinal. de seguimento: Acompanhar Estado do sinalizador: Sinalizada Caro Senhor Recentemente foi diagnosticado a minha filha o Eczema atópico, e como desconhecia qual era esta doença, virei-me para a pesquisa e descobri a sua página na net, onde se encontrava este endereço de e-mail. Como vivo na Região Autonoma dos Açores, e pretendia deslocar-me ao Continente, para ouvir uma segunda opinião médica, sobre isto, será que me poderia indicar bons dermatologistas aí no Continente, a fim de os contactar. Desde já agradeço o seu empenho e possível resposta. Melhores cumprimentos

De: MC FAULK [mc_faulk@hotmail.com] Enviado: domingo, 18 de Abril de 2004 21:08 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: Eczema Atópico Boa Noite. Após leitura atenta do artigo sobre dermatite atopica na revista Nova Gente N. 1440 e posteriormente do seu site http://www.reocities.com/wallstreet/7024/eczema, verifiquei que tenho um problema idêntico mas que não tenho a certeza se é dermatite atópica. Gostava de saber como posso identificar melhor e se existe alguma clinica no norte especializada nessa doença. Agradecia resposta o mais breve possível. Melhores Cumps. Manuela Lopes.

De: Rodrigo Dilkin [tigo24@bol.com.br] Enviado: quinta-feira, 20 de Maio de 2004 4:33 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: eczema!!! olá , td bem? Meu nome é Rodrigo e eu sofro de eczema no rosto , nao sei mais o que fazer, fui no dermatolo e ele me receitou um creme , elecom creme, furoato de mometazona, ele faz com que o eczema desapareça por completo, mas ele sempre volta num periodo de uma semana, poderias me indicar outro creme ou remédio para que acabasse com a doença por completo?? a alergia "eczema" na dobra dos cotovelos quando passo o creme ela desaparece por completo e demora muitas semanas para voltar novamente, e eu tenho a pela muito sensivel, e ressecada, o que me aconselhas???? desde já obrigado!! espero retorno!! um abraço!! tigo24@bol.com.br

De: Vera Santos [veragothica@hotmail.com] Enviado: quinta-feira, 20 de Maio de 2004 15:02 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: o site sobre o eczema Saudações. Estive a ler o vosso site sobre o problema do Eczema, e senti-me tentada a escrever porque sofro desse problema. O dermatologiasta diagonosticou-me Eczema Atópico. É uma doença, no meu caso, sazonal, e geralmente aparece ao mesmo tempo que a renite alérgica (que também tenho). Há coisa de uma semana, o problema do Eczema agravou de tal forma, que ganhou infecção devido à minha tendência para coçar. Uma das coisas que contribuiu para agravar o problema, foi o sabonete líquido Dove. Aconselho, a quem tenha o mesmo problema que eu, a lavar-se com sabonete de glicerina. É um produto neutro e natural, e hidrata a pele. No meu caso, o sol agrava mais as borbulhas, assim como também me faz sangrar do nariz, por causa da renite. O médico explicou-me que há 4 doenças inter-relacionadas: o eczema, a asma, a renite e a sinusite. Não quer dizer que o paciente as tenha todas, mas estao interligadas. A razao porque escrevi, para além de desabafar o meu problema, foi para perguntar se existe algum fórum onde se possa debater este problema, e conhecer outros casos iguais aos meus. Se me puder ajudar, agradecia. Pode enviar a resposta para este mail: veragothica@hotmail.com Com os meus maiores cumprimentos, Vera Santos.

De: Filipa Costa [allymcbeal@clix.pt] Enviado: domingo, 18 de Abril de 2004 13:05 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: olá Olá eu sou a Filipa Costa e tenho 20 anos, desde que nasci que tenho problemas de pele.Andei sempre em médicos e constantemente a mudar de medicamentos.Gasto muito dinheiro em medicamentos como deve saber, só até há bem pouco tempo é que descobriram mesmo o que é que eu tinha ja fiz seis biopsias, e realmente tenho um eczema atopico.No verão passado sofri ainda mais do que ja sofro a vinte anos,apareceu-ma na cara fiquei com a cara toda inchada, agora a doença já ta um pouco controlada o meu médico diz q eu tenho que ser médica de mim propria.So estou com medo que este ano por causa do sol e do calor me volte a atacar mais a cara.Tenho este problema no corpo todo, principalemte nas pernas, a cara está um pouco controlado e a barriga, mas no verao fico sempre pareço um bicho.Escrevo apenas só mas mesmo só um bocadinho do meu problema, pois também a nivel psicologicamente me pergunto muitas vezes Pq é que eu tenho isto?Pq a mim?Enfim com 20 anos acho que tb ja aprendi a viver com esta doença, uns dias melhor outros dias pior.Gostei muito da sua pagina.Aguardo resposta.

Ola, Meu nome e Simone. Primeiro quero te parabenizar pela pagina, que foi muito utul a mim, tambem quero dizer que seu trabalho e muito lindo, voce ajuda bastantes pessoas, uma delas foi eu. Quer dizer nao eu mas meu marido que sofre desse terrivel mau a uns 2 anos. Ele tem no tornozelo, eu nao sei mas o que fazer! Nos ja usamos varias pomadas, remedios meopaticos e etc... Eu moro, aqui nos U.S.A os medicos sao muitos lentos e nao usam comprimidos , a nao ser em ultimos casos. Eu gostaria muito de saber se o eczema tem cura? Se e contagioso? E como fazer para que as lesoes nao crescam, mais e mais ja que estou vendo isso acontecer com meu marido. Eu sofro muito com tudo isso me sinto inutil por nao poder fazer nada para ajudalo, foi ai quando vi seu e-mail, pensei: Muito obrigada Senhor por que achei uma luz no fim do tunel. Peco encarecidamente que me retorne,um e-mail por favor. Muito muito obrigada mesmo por tudo.

Olá Sr. Caldeira, Cá estou eu de novo, mas desta vez com óptimas notícias acerca da nossa doença!! Fui à Farmácia e comprei os produtos que vinha na sua página, alguns já tinha usado, mas acho que a combinação agora é perfeita. Para já o Zyrtec por si só já ajudou como eu nunca pensei, comecei com um inteiro e já reduzi, e alguns dias nem tomo. Os cremes são óptimos “mas caros” gasto uma fortuna, deito de manhã e à noite e como já comecei a ir à praia, já deixei de ter eczemas. Não como chocolate mas ( no outro dia descuidei-me na praia e comi 2 bolachas “oreo” e à noite virei bicho, nunca mais), tb retirei o leite e derivados, tomate, laranja, café. Estava céptica acerca de mais um tratamento, mas tudo tem corrido pelo melhor. Muito Obrigado. Cumprimentos. Alexandra Rosa

Olá Tânia, Tenho 35 anos. Tenho eczema atópico deste pequeno, mas só sou aí aos 17 anos. Tive muitas vezes sem nada outras com muito eczema em alguns locais ou mesmo por todo o corpo. Habitualmente, quando nos esquecemos e deixamos de ter os cuidados de hidratar o corpo diariamente e de não comer certas coisas ou usar certas coisas, chega um Inverno e lá estamos nós outra vez. E o eczema prefere estar muito sem aparecer, pois assim esquece e aparece menos. O meu tem estado controlado há 4 anos, mas todas as semanas dá sinal de si quando como ou bebo o que não devo. É preciso ter muita atenção às mudanças de roupa, de carro, de casa, de local com mais ou menos arvores com pólen, de cama, de lençóis, de água do banho (com mais ou menos cloro), de hábitos alimentares, de hábitos higiénicos, de perfume, de cremes, de toalhas, de calças, de casacos, de hábitos de café´, stress e álcool (cerveja e vinho). Compra só roupa que não se irrite a pele. Muito cuidado. Para aguentares bem como estás tens que ter cuidado redobrado e ter atenção a todos os pormenores nas mudanças que faças nos teus hábitos. Qualquer ataque de comichão ataca logo com zyrtec ou outro anti estaminico e hidratação do local ou mesmo diprosone. Livros: Guias para melhorar a Saúda. Alegias, Dr. Stuart H. Young, Plátano Editora Prevenir e Tratar as Alegias, Pró-teste Alergias, As questões que você tem, as respostas de que precisa, Jennifer Hay Viver sem Alergias, Dr. Peter Howarth, Editoriaç Estampa Como lidar com o stress, pró-teste Há muitos outros livros, mas o essencial encontra-se na Internet, conjugando informação de vários sites sobre "eczema atópico" ou "Atopic dermatitis Eczema" -----Mensagem original----- De: Tania Costa [mailto:nay679@hotmail.com] Enviada: quarta-feira, 11 de Agosto de 2004 2:09 Para: vitorcaldeira@yahoo.com Assunto: Eczema atópico Desde ja quero felicitar a excelente ideia do seu Site. O meu nome é Tânia e tenho 25 anos, apesar de ja sofrer de eczema atopico há cerca de 5 anos,so este ano é que me foi diagnosticado depois de experimentar inumeras pomadas receitadas pela médica de familia, até por fim ela conveu-se em mandar-me a um dermatologista. O dermatologista explicou-me o que era e principalmente que era para sempre. Receitou-me um tratamento com antibiotico que me deixou bastante melhor e agora tomo Xizal para a comichão e Diprosone pomada, para alem disso diz que vai falar com os colegas dele para eu fazer um tratamento que embora seja longo vai ser gratuito, com Protopic e não só. Já experimentei mas não continuei por não ser comparticipada, de quaquer das formas deixo a indicação que é excelente.Espero dar boas noticias em relaçao a isso! No meu caso o problema piorou de há 2 anos para cá,quando me mudei para Lisboa, daí estar inclinada para que o factor poluição seja uma agravante,pois dantes so tinha atras dos joelhos e parte interior dos cotovelos e agora tenho manchinhas por todo o corpo, mas o pior é mesmo nas mãos! Devo dizer que no Inverno houve alturas que nao conseguia mesmo mexer as maos. Agora com o sol,mar e os medicamentos ando bastante melhor quase não tenho nada, não me quero lembrar que mais invernos chegarão, enfim! Para além da poluição,fico pior com o stress, as fibras,lã,sabões,alcool,conservas,frio e peixe faz-me imenso mal mas não tenho a certeza que seja só devido ao eczema atopico,ainda tenho de verificar, pois para alem de piorar se tocar em peixe, se o comer fico super inchada e sem respirar,vamos ver. Gostava que me indica-se alguns livros,alguma forma de obter mais informaçoes se for possivel. Obrigado e parabens pelo trabalho. Contacte-me para este mail por favor (nay679@hotmail.com)

Oi Vitor! Obrigado pelas dicas, ando a fazer pesquisas para ver se aprendo de vez. Sabes, sou um bocado descuidada com isto e depois, volta e meia estou aflita outravez. Acho que ainda nao me mentalizei de que tudo o que influencia o eczema. Mas fogo! Como é que é possível fazer tudo certo. Como tenho nas maos o médico não quer que mexa nos alimentos, não mexa em detergentes, nao lave muitas vezes as mãos....Enfim!!! Não podia fazer, achas isto normal?!? Eu nunca aguento,então volta e meia pumba. Não consigo evitar, ainda para mais não posso usar luvas porque me fazem imensa comichão. Desculpa foi só um desabafo. Olha quanto ao Protopic não posso dar grande coisa pois, feita estupida, deitei o folheto no lixo. Mas posso dizer que é uma pomada que punha duas vezes ao dia (manhã e noite), quando já estava melhor punha só uma vez. Ao príncipio faz um pouco de comichão mas depois com a continuação passa. Notas uma grande diferença porque o eczema começa a desaparecer ate ficar apenas uma cor esbranquiçada,tive alguns que deixaram mesmo de se ver e isto durante o inverno apenas com umas 3 semanas de tratamento porque depois não pude comprar mais. Acredita que é mesmo bom mas é super caro, cada embalagem custa 50 e tal Euros. A composição é: tacrolimus (sob a forma de monohidrato), vaselina branca, parafina líquida, propileno carbonato, cera branca de abelhas e parafina sólida. O médico disse que me ia contactar para o tal tratamento experimental mas ainda não o fez, já estou a perder a esperança. Desculpa não poder dar muito mais sobre o protopic mas foi uma estupidez. Obrigada por tudo. Fica bem!

Olá Vitor, Descobri este site e também quero contar a minha história, ainda que curta em tempo... Tenho 26 anos e diagnosticaram-me eczema atópico há poucos meses. Tudo começou com umas manchas pequenas que faziam muita comichão. O primeiro médico falou-me em alergia a perfume, alergia ao verniz das unhas e colares e brincos. Parei de usar as três coisas e nada aconteceu. O eczema apareceu um mês antes de me casar a achei que fosse do stress. Acabei por me casar, no Verão, com os braços todos manchados… - Quando estava em lua-de-mel tive a segunda crise. Pior do que a primeira. Uma manhã acordei com os braços cobertos de manchas e que me davam comichões de morrer. Aí começou a saga dos medicamentos. Estava no Egipto e receitaram-me um anti-histamínico e um corticoide. A coisa acabou por passar. - Entretanto, um mês depois, tudo voltou. Ainda pior. Desta vez foi nos braços, pernas e mãos. Fiquei sem poder mexer as mãos durante umas duas semanas. Começaram por ter bolhas que rebentavam e deitavam líquido, depois secam, a pele escama e fica seca. Quando abria e fechava as mãos abriam-se gretas, depois vieram as feridas. Depois as feridas passaram e a pele fica fina a frágil. Não podia mexer as mãos, não podia molhá-las. Tinha e tenho mãos de velha! Outro médico e outra medicação. Mais anti-histamínicos, pomadas. Desta vez receitaram-me gel de banho especial e creme hidratante. - O tratamento resultou e passou tudo. Mas ainda não tinha parado de tomar os medicamentos e voltou tudo. E desde então tem sido assim… Não vale a pena contar com pormenor todas as vezes que o eczema voltou a aparecer, porque foram muitas mesmo medicada. Mas queria dizer que volta sempre pior e mais violento. Até de férias, na praia! As lesões são cada vez piores, cobrem mais partes do corpo, as comichões são maiores, as mãos nunca voltaram a ter pele saudável. E as despesas são também maiores: o gel de banho, o champô, o creme hidratante, o detergente para a roupa, a cortisona em creme e comprimidos, o Protopic (que custa 50 euros!!!), os anti-histamínicos… Estou a tomar cortisona em comprimidos há um mês e meio e tenho a barriga e o estômago inchados, engordei, o meu humor e a minha disposição mudaram. Não posso vestir uma camisola decotada ou de manga curta porque tenho vergonha do estado da minha pele, deixei de sair à noite, de ir a casa de amigos, porque à noite as comichões vêm quase com hora marcada e são incontroláveis. Os comprimidos para elas dão muito sono. Mas o pior é que ninguém sabe o que isto é. No trabalho toda a gente se impressiona quando vê as minhas mãos. Mas ninguém sabe o que está por trás e o que acontece quando chego a casa. Nunca faltei ao trabalho e houve dias em que só carreguei no teclado com o indicador direito. Dias em que não consegui abrir a mão para agarrar no telefone…Em que trabalheo o dia todo com suores frios porque tinha o corpo quente e estava imenso frio… Dias em que não tomo o pequeno almoço em casa porque perco imenso tempo para entrar no banho, deixar que a água me caia em cima, a suportar o ardor nas mãos para pôr os cremes todos… Dias em que rezo cada vez que tenho que estender a mão para cumprimentar alguém e tenho medo que ma apertem… Casei-me há 6 meses e há seis meses que não tenho a pele macia, as mãos sem feridas. Todas as noites tenho a saga das comichões. Não consigo descascar uma cebola, não posso lavar uma peça de roupa à mão, também não consigo usar luvas… O que vale é que o meu marido é um anjo que aguenta tudo isto e ainda atura a má disposição que tudo isto me provoca. Obrigada a ele! E obrigada a si pela oportunidade de desabafar neste site. Ana Barão Gabinete de Comunicação Externa E-mail: anabarao@sic.pt Telefones: 21 4179590 / 214246472

Olá Ana, Cada caso é um caso sem dúvida. Sem ser médido, mas pretendendo ajudar, no seu caso quase que arriscaria dizer que tudo tem a ver com qualquer mudança ambiental ou funcional que teve quando casou, começando mesmo antes de ir casar, segundo relata. Tem que fazer uma lista exaustiva de como era o seu ambiente edia-a-dia antes de casar e depois para ver o que mudou: roupa, material da casa, pós poeiras, arvores na vizinhança, actividades com água, detergentes, fruta, comida, produtos vários, roupa da cama, tipo de água do banho ou de produtos de limpeza, comida, bebidas, sofás, luvas, bancos do carro, comida pré-feita, especiarias, novas comidas, novos hábitos, novos ambientes, que mudaram e influenciaram a reacção em si. Para desaparecer a reacção tem que ter simultaneamente estes aspectos: a) parar de imediato com tudo o que alterou na sua vida nestes aspectos ou noutros que se lembre, que irritem a pele e nunca mais voltar a incorrer neles. mas mantenha-se casada. O eventual stress não é o factor principal de certeza, mas ajuda a piorar. Basta um dia com um factor alérgico para estragar um ano de tratamento. b) tratar o seu eczema com calma, dedicação, hidratação durante um ano, com cuidados diários de manha e á noite, sem esquecer uma vez que seja NUNCA, até que o corpo "esqueça" essa reacção e você fique melhor. c) tomar regularmente um antiestamínico para que nunca sinta qualquer comichão e para que - PARE DE SE COÇAR - para permitir a recuperação lenta da pele nos locais afectados. d) cuidado com tudo o que tira a gordura da pele, incluindo banhos frequentes, piscinas, coçar, roupa grossa. nunca sinta calor em nenhuma situação, se acontecer tire o casaco, ou a manta, para ficar fresca. nada de lãs ou roupas que sinta que "arranham" enm que seja só um pouco. Cuidado com metais e frutas ou comidas novas, que não provava em casa da mãe. Tome banho de luvas para não molhar as mãos. Tome poucos banhos e só de 5 minutos com água morna. Ao sair do banho tem 2 minutos para por creme hidratante no corpo misturado com água (XERIAL 10), senão este seca de vez por uma semana. suar só uma vez por semana na ginástica. Para Saber mais, vá à FNAC e compre o melhor livro que já li sobre o assunto, em inglês: COLOR ATLAS OF ALLERGIC DISEASES, da THIEME, de MARTIN ROECKEN. as melhoras, Vitor

Ola Vitor. Tive a ver o seu site e pela primeira vez e vi k nao sou o unico com este problema. Chamo-me Hugo tenho 23 anos e tenho eczema +/-desde 18 anos.Sempre tive mts problemas de stress ,com um namoro k durou 5 anos. Deixei de namorar á 2 anos, e desde entao , principalmente no ultimo ano e meio, o meu estado tem piorado mt.O eczema aparece-m na face, á volta do nariz, e sobrancelhas, testa, e por vezes pescoço.Tinha tambem na cabeça, mas desde que comecei a usar 1 champoo (celsum) nunca nais tive na cabeça. Ja nao sei k fazer, tive 1 anos em medicina chinesa, mas so mudei a alimentaçao, e sinceramente nao resultou. À 2 meses fui a uma consulta de medicina interna e foi-m diagnosticado a "famosa" doença (eczema).A medica deu-me rosilan comprimidos(cortisona) e alphrosan calmantes, e um anti-histaminico(aerius). Devo dizer k desde k la fui ,á 2 meses para ca, melhorei mt, mas agora apereceu um pouco na face novamente.Eu sou uma pessoa mt nervosa, quaquer coisa fico logo com o estomago as voltas, e nao tou a conseguir seguir a minha vida. No meu caso acho k tem mt a ver com o stress,se m aparecer uma manchinha pequena, eu fico logo em panico, e so penso naquilo, e pioro. Dp vejo os meus colegas a sair, e eu fecho-m em casa, sem ter vida social, e eu kero viver o k perdi , e nao consigo, agora k nao tenho problemas com o namoro, e tudo devia desaparecer , inda tou pior, nao sei k fazer para controlar-m . Na cara ponho um corticoide , o hidalone, mas por vezes inda faz pior, nao percebo, uso tambem o nizoral. K posso fazer para melhorar? Gostava k m ajudasse , se possivel, é mt importante.So kero poder viver e sair de casa sem receios, e vergonha..... Se conhecer sites , bons, k falem sobre este problema agradeço k mos indique.Sou do porto, por aqui nao há sessoes de ajuda? Aguardo resposta, para hugo_sgo@hotmail.com Mt obrigado... Hugo Fonseca

Olá Hugo, Tenha calma que poderá viver bem. Primeiro o problema não tem cura, mas pode viver com ele perfeitamente sem preocupações nem grandes problemas, desde que o controle e o mantenha controlado a todo o momento. Para Saber mais, vá à FNAC e compre o melhor livro que já li sobre o assunto, em inglês: COLOR ATLAS OF ALLERGIC DISEASES, da THIEME, de MARTIN ROECKEN Neste livro são explicadas bem todas as origens do eczema e como tratar. É bem explicado o ciclo vicioso que você tem que quebrar da comichão, vermelho,que leva a focalização da mente na zona do corpo, e a coçar ou tocar, e leva a mais vermelho e mais comichão e a maior focalização e nervoso e preocupação e mais vermelho. Pneso que não deve ficar fechado em casa e deve sair sempre, distrair-se, mesmo com o vermelho na cara, para deixar de se focar no vermelho e de se enervar. ficar em casa piora porque não pensa em mais nada e, não sei porque, liberta mais estamina no local onde se concentra as preocupações. veja os meus conselhos no site sobre alimentação, roupa, ambiente, bebida, banhos. cuidado a lavar a cara, pois deve lavar o menos possivel e hidratá-la tdos os dias de manha, a tarde e á noite, com por exemplo Xerial 10. Não toque na cara com as mãos durante o dia. tome antihistaminicos durante muito tempo para não ter comichão (mas consulte o médico). uma hipótese é comprar as lampadas das philips de ultravioletas para bronzer a pele da cara, que faz muito bem ou ponha-se a apanhar sol mesmo de inverno para se queimar na cara. o sol costuma fazer bem ao eczema. não beba vinho. o alcool seca a pele e pode criar vermelho. não coce, hidrate quendo tiver comichão. cuidado com camisolas de lã. não use, nem chapeus ou coisas na cara. os oculos de sol não devem ter metal a tocar na cara. as melhoras Vitor

Subject: Novidades Date: Fri, 17 Dec 2004 17:59:43 -0000 From: "Ana Barão" To: vitorcaldeira@yahoo.com Olá Vitor e Olá a todos! Eu sou a Ana Barão e o meu testemunho está umas mensagens acima. Hoje trago novidades! Não, não estou curada. É que ontem fui à ultima consulta com uma alergologista que me foi muito bem recomenda por outros médicos. Apesar de o meu dermatologista ter dito que não valia a pensa fazer testes de alergias eu fiz. E descobri muita coisa. Comecei por fazer testes de alergias alimentares e não acusou nada… Depois fiz testes alérgicos de contacto (as coisas em que mexo) e aí sim vieram as novidades. Descobri que tenho alergias a uma série de coisas que nunca imaginei. E, segundo a médica, o grau de reacção às mesmas foi tal, que o meu mal pode mesmo vir daí. Assim sendo, e tirando os nomes químicos pomposos, sou alérgica: ao Níquel, presente em quase todos os meatis (tesouras, chaves, moedas, aros de óculos de metal, bijuteria, sendo que até alguma prata pode ter níquel, vernizes de unhas..…. ); Ao cobalto, coloração azul presente em porcelanas, obejctos de decoração, etc.; A um componente que se encontra em muitos detergentes domésticos; a um conservante que está presente na maioria dos produtos de beleza e de higiene; a uma família de antibióticos presentes em algumas pomadas para a pele… A lista é longa… Mesmo que o meu Eczema apareça por si só, estes elementos podem agravá-lo. Neste momento não estou bem. Tenho feridas nas pernas e nas mãos, metade da cara um bocado afectada, os braços e as costas bastante estragados. Continuo a tomar anti-histaminicos. A médica disse para nunca deixar o Protopic e logo que apareça uma lesão, por pequena que seja, atacá-la. Mesmo com dores e ardores ainda, já tenho uma nova esperança. Depois digo-vos se o facto de não mexer nestas coisas todas ajudou! Se quiserem o contacto desta alergologista, digam. Ela é óptima e já outros médicos disseram que ela é famosa por ser bastante competente. As melhoras para todos!!!

Já Agora Ana, dê-nos a indicação da sua médica para que todos saibam. Obrigado. Vitor

boa tarde victor estou-lhe a escrever pois tenho um filho com 11 anos que sofre de eqzema atopico com asma neste momento esta tudo descontrolado a cerca de um ano (ele ja ten isto a 9 anos) encontrei um medico fantastico que me ajudou imenso pois ate la so tinham feito tudo errado.1ºnao conseguiam ver de onde vinha o eqzema 2ºcada vez que ia as consultas eram-lhe receitados medicamentos e cremes diferentes depois de ir a este exelente medico o prof.Bugalho de Almeida o meu filho foi operado a garganta e ao nariz para melhorar a qualidade de vida,foi-lhe receitado o Protopic,cremes hidratantes quer para o banho quer para depois,o atarax e zirtec para a comichao... mas neste momento esta tudo descontrolado pois nao conseguem controlar-lhe as alergias que sao varias,ele nao come camarao,tomate,laranja.morangos,amendois,nozes,carne de vaca,carne de peru,emfim ja nao sei o que mais penso quenum adulto o maximo de alergenos no sangue e de 2000 e ele tem 5000 sei que nao e medico mas se souber de alguma cisa para ajudar.. obrigado o meu mail e: sandrasilva_71@sapo.pt sandra

Sr. Vitor Caldeira encontrei agora o seu site e gostaria de lhe pôr uma questão: O eczema poderá ter cura? Estou desesperada pois tenho uma menina de 11 anos que sofre de eczema desde os 3 anos. Tem vindo a agravar chegando ao ponto de ser considerado pelos médicos do Hospital de D. Estefânia de eczema atópico muito grave. Já não sei o que fazer, tem usado um sem nº de pomadas e tomado cortisona em comprimidos. Parece que ao princípio o organismo dela reage a um medicamento mas logo se habitua e deixa de fazer efeito. Sei que ela é alérgica a ácaros e gramínias por isso tomo muitas precauções: usa na cama forras anti-ácaros e tenho uma higiene muito apertada em toda a casa mas principalmente no quarto dela usando só o aspirador de água. Toma cuidados alimentares: não bebe leite nem derivados, não come fritos nem refogados, só bebe água, só come carnes brancas e peixes de escama, não come laranja, kiwis, morangos, banana, chocolate, etc. Toma banho todos os dias mas o mais rápido possível em água morna com gel de avena hidratante, aplicando, logo de seguida, um creme hidratante. Já fui com ela a vários médicos e penso que ela chegou a este ponto devido aos médicos que não ligaram nenhuma ao problema. Como não é uma doença que mate eles simplesmente não ligam. Só quem sofre desta doença sabe o que ela fáz sofrer. Em Setembro estive num médico Omeopata que lhe receitou medicamentos que lhe deram algum alívio, só que os medicamentos são muitos caros (2 cremes chegam a custar 216?), tem de vir de Espanha e custam muito a chegar cá (vivemos nos Açores, ilha do Pico). Por favor pode-me ajudar? Muito obrigada pela atenção e por uma possível resposta. O meu email é: telmasilva68@hotmail.com ou para museupico@mail.telepac.pt

Olá, Vitor. Tenho 37 anos e apareceu-me dermatite atópica há 2 anos. Neste momento, estou "atacada" praticamente no corpo todo. Mas o que queria partilhar é o seguinte: desde o ínicio o médico receitou-me creme com aloé: no caso, o "Hidraloé". Não notei qualquer resultado. Porém, numas férias vi à venda uma série de produtos de aloé, e fui experimentar. A funcionária da perfumaria olhou os meus braços e disse que para o meu caso não era o que eu estava a testar (um gel com 70% de aloé) mas sim um outro, que era sumo puro de aloé (tinha 99,9%). Era verde acastanhado, cheirava mal e era bastante liquido. Deu um resultadão! Dava comichão, mas a pele ficava muito melhor (lisa, mesmo, e as feridas desapareciam). O problema é que só trouxe dois frascos, que acabaram logo. Depois disso já comprei um gel numa hervanária, e nada, e já experimente um creme de aloé da Herbalife, e nada. cumprimentos Helena de Fatima Andrade

Olá! Estava a fazer uma pesquisa e resolvi contar o meu caso: o meu filho tem quase dois anos e há cerca de 3 meses, ele apareceu-lhe uma manchinhano canto da boca, a qual associei a uma alergia devido à chupeta.Tirei-lhe a chupeta e comecei a tratá-lo com várias pomadas, umas por minha iniciativa, e depois, com tratamentos receitados pelo pediatra, que me dizia não entender a ausência de resultados. Com tantas pomadas, ele ficou muito pior, alastrando a toda a volta da boca e do nariz. Fui a um dermatologista e nada, resultado zero. Fui a outro, que me lhe deu outro tratamento, e nada. Fui lá novamente, e disse-me que o meu filho tem eczema atópico, crónico. A pomada que lhe receitou custou 45,00. Agora estamos à espera de ver o resultado. Ele está privado de comer Kiwis, laranjas, espinafres, chocolate, entre outros, que ele adora. Será mesmo necessário privá-lo desses alimentos?? Quando começou a comer a primeira papa, descobri que ele era alérgico ao leite de vaca, agora, já não parece ser, mas não estará interligado? Lembro-me, também, que nos primeiros meses de vida ele teve um problema de caspa bastante agravado. Poderá estar relacionado? Preciso de mais informações, por favor. Obrigado! Susy Soares susybarrossoares@hotmail.com

Olá Vitor! Infelizmente parece-me que o meu problema é mais comum do que eu pensava! Tenho 25 anos e desde Agosto do ano passado, que me surgiram eczemas nas palpebras, que mais tarde também surgiram nos braços. Desde então percorri vários médicos e foram-me medicados vários tratamentos, não tenho nenhum deles feito grande cura! Há cerca de 3 semanas fui a uma dermatologista, que mal me viu as pálpebras perguntou-me se era samática!Por acaso sou, mas não sabia que estava associada à atopia! Receitou-me Zyrtec, Atarax, pomadas: Pandermil (hidrocortizona) para as palpebras e Advantan para o creme! Os medicamentos deram-me imenso sono, mas ao fim de uma semana de tratamento estava boa! Para o banho receitou-me o óleo da A-Derma e o creme hidratante também da A-Derma para deitar 2 vezes ao dia (esta linha é especifica para peles atópicas). Fiquei tão contente, nos braços nem me incomodava tanto, pois andam tapados o pior é nas palpebras, pois fico com elas inchadas e descaidas...para além do pesadelo da comichão! No entanto, uma semana depois de terminar o tratamento, os eczemas voltaram nas palpebras!Fiquei desesperada!Será que isto nunca vai ter fim! Estou em época de exames na faculdade, ando cheia de stress e não sei o que hei-de fazer! Voltei a marcar consulta na dermatologista, pois ela tinha-me dito que se voltasse era melhor fazer os testes das alergias, no entanto só consegui vaga para o dia 15 deste mes... Se me pudesse ajudar agradecia... catmalheiro@sapo.pt

Pois é, sou Nazareno Jacques, e tenho eczema, que por sinal muito forte. Passo várias pomadas, cada vez fica pior, fui em vários dermatologistas, e cada um dava uma pomada diferente, passei várias.Tem umas que pioravam. Detesto ir a praia e pegar sol, passava sabao comum pois o médico disse que tinha que ser. Usei omcilom a m , diprosone, diprogenta, psorex creme ..... nenhum foi bom. Agora to tomando banho morno, passo pomada antes de dormir( Propionato de Clobetasol) e passo quando acordo. Li um livro de saúde que me indicou várias frutas para diminuir a eczema, que sao: uva, amendoa, abacate, caju,entre outros que contenham gordura. Fiz um check-up geral e naum tenho nada de errado com o meu organismo, exames de sangue e urina foi tudo bom!!! Me da coceira a madrugada inteira, durmo pelado e com o ventilador de teto a todo vapor, e mesmo assim sofro com as bolhas, reve um agua amarelada, tenho que trocar sempre os lençois e as toalhas. Meu rosto tem bastante bolhinhas passo trabalho para fazer a barba, uso tenis com meias no final do dia tenho outras bolhas para curar, pois os pés abafados aparecem mais ainda.onde mais tenho é nas minhas costas, elas estao cheias. Teve um tempo que estava perdendo a visao, procurei um oftalmologista, e fiz um tratamento com remédios e tive que fazer uma pequena cirurgia á lazer, acusou que era inflamaçao ao lado da retina, com a ingestao dos remédios minha eczema piorou, pois o médico relatou que era Toxoplasmose, pois acho que nao, tenho quase certeza que é a eczema atrapalhando a minha visao, pois fiz o teste de grau dos olhos e nao apresentou falta de visao. Só gastei dinheiro com a cirurgia e com as fotos da retina.Pois é pessoal é muito dificil conviver com esse problema!!!! Mas tenho que viver!!!! Um abraço á todos e força pra continuar.....

ola vitor, Auns mese mandei uma mensagem a dizer k tinha um grave problema d eczema , principalmente facial. A 2 mese fui a um dermatologista, dtº a. Gorge Rozeira, que tem consultorio no porto na rua goncalo cristovao, e apartir desse dia a minha vida mudou. Eu tinha visto o medico num programa de televisao e tirei os contactos, parece k é dos melhores de portugal, mas como tava a dizer , a partir dessa altura ,nunca mais tive problemas, ate á data, a minha vida ta mt , mas mt melhor em todos os aspectos. O meu tratamento consiste numa pomada (elidel) e nuns comprimidos para reduzir o excesso de gordura produzido pela pele, e tomo um calmante á noite. O k é certo é k tudo s foi embora, qq coisa, ou duvida k tenha contacto com o medico por e-mail , e obtenho a resposta no max em 48h, é excelente. Nao é pra fazer publicidade , mas axo k se devia divulgar isto e kem tiver interessado k va la , nao há mt a perder o contacto do consultorio é:porto: 222055819 e do consultorio na povoa é:252627450. mail: dermaconsulting@netcabo.pt Pode-se fazer qq pergunta , morada, precos, tempos das marcacoes, e tens tb as urgencias 2x semana k assim nao tem k se tar á espera mt tempo, eu fui para as urgencias, so k é mais tarde. Obrigado pelo apoio qd eu mandei o meu primeiro mail, e espero k todas as pessoa tenham a mesma sorte k eu... cumprimentos, Hugo Fonseca >From: Vitor Caldeirinha To: Hugo Fonseca

Olá vitor. Estou a escrever novamente e nao com muito boas noticias. Vi hoje no telejornal, uma noticia sobre o PROTOPIC. Ao que parece pode conter substancias cancerigenas, têm feito estudos com animais, dos quais alguns deles desenvolveram cancro. Nao sabem se por utilizarem PROTOPIC ou nao. Vão só agora desenvolver estudos em seres humanos e aconcelham a utilizaçao deste creme só quando outros nao fizerem efeito. Incrivel como colocam productos no mercado sem estarem devidamente testados. Quando escrevi há uns meses atras, falei que este creme seria o único que me fazia bem à pele. Estou muito melhor, realmente fez milagres, mas deixarei de usar com tanta frequência. Melhores cumprimentos Joana Moreira da Silva Joana Silva [joanamoreirasilva@hotmail.com]

Bom dia, Parabéns pelo seu site. Aqui vai o nome de que lhe falei "EUCERIN". Há uma grande gama de produtos desta marca, dos normais (gel e creme de banho) aos mais relacionados com cosmética (creme facial, creme contorno de olhos, etc.). Não conheço ninguém que tenha reagido mal a esta marca de produtos. Cumpts Maria J. Lima

Bom dia Encontrei o seu site na net, porque estou com uma duvida. Tenho dois filho pequenos, um com sete anos e uma bebé com 15 meses, ambos têm infelizmente problemas de eczema atópico. Neste momento, a minha preocupação maior é com a bebé, porque já lhe experimentei muitos dos cremes enunciadas neste site, mas as melhoras não são nenhumas. Estou neste momento a pôr-lhe receitado por um pedidatra, o Elidel. Mas hoje ouvi no Rádio que este medicamento contém substâncias cancerígenas, estou um pouco em pânico, o que me aconselha. Será que me pode falar alguma coisa sobre este medicamento. Se sim, Obrigado Lurdes Email : Malurdes@sram.com

Bom dia, Vitor. Uma das notícias que tinha à minha espera hoje, ao chegar ao trabalho, era de um medicamento que sofreu um alerta da FDA para ser prescrito o mínimo possível, ambora não fosse retirado do mercado, devido a ser cancerígeno. A minha primeira preocupação foi de como essa notícia iria afectar as Bolsas, principalmente nos ìndices ligados à Indústria Farmaceutica, que já têm sido penalizados nos últimos tempos. Até ver o nome do medicamento. É o Protopic. Eu ainda não usei, o preço é proibitivo, e o meu eczema tem andado controlado. Mas sei que há muita gente a usar, no seu site vem inclusivamente mencionado por uma ou duas pessoas. Assim, acho que convinha fazer lá um alerta para esta advertência. cumprimentos Helena Andrade Rotunda da Boavista Telef: 225432573 Telemóvel: 969102177 Fax: 225432579

Olá Vitor! Cá estou eu de novo para dar noticias. Fui novamente à dermatologista e fiz os testes das alergias, o pior confirmou-se: nada fez reação. Ou seja segundo a médica, os meus eczemas atópicos estão relacionados com a asma, as minhas "alergias" são a factores externos: mudanças de clima (frio/calor), stress, poluição... Nada que eu possa controlar, a não ser com os medicamentos.Pois sempre que paro de tomar, os eczemas voltam. Continuo com o Atarax e com o Zyrtec, juntamente com as pomadas. Entretanto os efeitos secundários já se fizeram notar, principalmente o Atarax, fez-me ganhar uns quilos a mais... Enfim, quando é que este pesadelo vai terminar?! Catarina

Eczema é também falta de Beta caroteno - a vitamina A mostrou-se experimentalmente benéfica e Ácido Gama linolênico (Omega6) - pode haver deficiência, uma vez que a conversão a partir do ácido linoléico aparece deficiente nos pacientes com eczema atópico. Existem várias cápsulas naturais de Ácido Gama linolênico. Dermatite Seborreica O tratamento da dermite seborreica será establecido de acordo com a idade do doente e com a intensidade e extensão das manifestações clínicas. Nas formas discretas são em regra suficientes as lavagens, associadas à aplicação de loções, solutos ou champôs contendo cetoconazol, piroctonolamina, ácido salicílico e redutores como o coaltar purificado. Nas formas intermédias, além dos produtos anteriores, é por vezes necessária a aplicação de corticosteróides isolados de potência intermédia ou em associação com anti-micóticos, por períodos curtos de 5 a 8 dias. Nas formas graves e disseminadas está indicada a administração sistémica de corticosteróides ou derivados do imidazol (itraconazol) até ao controlo dos fenómenos agudos. A radiação ultra-violeta está também indicada, quer através da exposição solar, quer em cabines emitindo luz artificial apropriadas para o efeito.

Muito Boa Tarde, Sr. Vitor Caldeira. Antes de mais queria dizer que fiquei muito contente por encontrar este site. O meu filho têm 2 anos, e acerca de 3 meses começaram os primeiros sintomas, muita comichão borbulhas na cara, atrás dos joelhos, pescoço e também na cabeça, devido a tanta comichão o meu filho coçava-se até fazer sangue. Então decidi ir ao médico de familia que me mandou fazer analises, nas quais acusaram, IGE com 2500, quando o normal para uma criança da idade dele é até 60.Fez também analises ao pó da casa pelo do cão e caspa de gato no qual deram negativo. Fiquei muito assustada, depois de tudo isto a comichão não parava as borbulhas também não até que me disseram que o melhor era ir a um dermatologista e eu fui. Foi então que me disse que o meu filho tinha Eczema Atópico e que em prinicio era uma doença genética, eu comentei com o dermatologista sobre o valor do IGE ao qual ele disse que era a confirmação da doença, mas eu não estou muito sadisfeita com essa resposta, num entanto receitou-lhe o atarax xarope, o creme advantad a base cortisona, um creme p/ o duche e outro creme para hidratar a pele, penso que está fazer algum efeito, mas só com o tempo se verá. estou também na dúvida se não poderá ser uma alergia alimentar ou a outra coisa qualquer devido ao resultado do Ige, gostaria que me desse a sua opinião. De qualquer forma tenho uma consulta marcada no Hospital para um alergologista, só que é só em 22 Abril, será que devo esperar até lá, ou ir a um particular, mas já estou farta de andar a gastar tanto dinheiro, cremes para aqui, xaropes para acolá, enfim é vida temos que nós contentar com o que temos, de qualquer forma aqui fica o meu testemunho, em que nunca pensei haver tantos casos iguais ou parecidos. Fico aguardar resposta, se me puder responder agradecia, Obrigado pela atenção. o meu email é assp@vodafone.pt

Olá eu sou a Venância e tenho um filho de 2 meses e meio no qual lhe foi diagnosticado á cerca de um mês eczema atópico.Começou por ficar com a cara ás manchas vermelhas,com a pele áspera e com uma crosta que deitava um liquido amarelado.Dirigi-me á farmácia onde conhecia a farmaceutica e ela me disse que ele tinha este problema de pele.Um dia alastrou-se pelo resto do corpo onde me dirigi ás urgências da Pediatria e a médica confirmou-me o que ele tinha.Ele era um Bébe que chorava muito dia e noite e eu nnão sabia o provocava esse choro só depois descobri também que era da quantidade de roupa que lhe ponha em cima dele,entre outras coisas.O tratamento que lhe estou a fazer é :dar banho dia sim dia não com Eau Thermale Avéne Trixera (Bain émollient)e depois de um secar pôr dia sim e dia não um creme também da Avéne Trixera juntamente com uma pomada chamada Elocom.nos dias que não lhe dou banho tenho que por só o creme hidratante no corpo todo.Então tenho as minhas duvidas?!1)Estou a fazer o tratamento certo para uma criança de 2 meses e meio?2)Daqui a um mês vai começar com a papa será que vai piorar?Vai ter este problema toda a vida?3)Quais os cuidados que devo ter com ele? Agradeço que me ajude pois não sei como lidar com este problema ,ainda mais quando é o meu primeiro filho. Pode responder para este email isabel-venancia@clix.pt obrigado e espero anciosa por uma resposta vossa.

Olá Vitor, eu e o meu marido estávamos agora a pesquisar sobre o eczema, pois temos o nosso filho de 9 meses , e desde os 4 meses que tem tido problemas na pele.A pediatra dele indicou-nos o Elidel, Fucidine,para ver se passava, entretanto aos 7 meses mandou-nos para dermatologia, e então começámos o tratamento com Protopic,Hidalone, creme hidratante Trixera da Avéne, banhos com Aveeno Baby. A verdade é que as irritações só passam com Hidalone, e sempre que começamos a reduzir a irritação piora. Estamos desesperados pois de noite chora muito, pois deve ter muito mal estar.Toda a gente diz que não pode fazer muitas vezes o Hidalone, o que havemos de fazer? E o Protopic,será seguro usá-lo depois das noticias da televisão? Por favor responda depressa!!!!!!

Olá Ana, Isto das mãos deve ter a ver com produtos em que mexe, água em que mexe frequentemente ou sabonetes que usa. A borbulhas que tem são infecção que surge quando a pele fica gretada e seca e as bactérias entram. Deve ir ao médico dermatologista para lhe receitar uma pomada desinfecção das bactérias e tratamento das infecções de acordo com o tipo de bactéria (até talvez antibiótico), ao mesmo tempo que tratar o eczema. sem tratar a bactéria, não consegue tratar o eczema. o que não deve é deixar chegar a esse ponto, hidratando a pele para que ela fique protegida com uma camada hidratante e protectora das bactérias e não coce. e não mexa em liquidos. Para não chegar a esse ponto aconselhava o que tenho usado nas mihas mãos que também têm estado muito gretadas nestas semanas, especialmente depois do banho, com o shampoo, e de as lavar. Ducray Ictyane. as melhoras Vitor --- Ana Barão wrote: > Olá Vitor! > Cá estou eu outra vez! Depois de um mês de bonanaça > voltou a tempestade... Desta vez a coisa veio mais > violenta e em mais sítios do corpo. Mas gostava > mesmo era de tirar uma dúvida. > O que eu costumo ter mais afectado são as mãos. Ao > ponto de ficar com gretas e feridas abertas. Este > fim de semana fiquei com as mãos cobertas de bolhas > (não sõ nas palmas como é costume, mas também nas > costas) e feridas. Cada vez que as mexia, havia > bolhas que rebentavam e as mãos ficavam todas > molhadas. > Tive que ir a um posto médico para ligar as mãos > para evitar infecções e evitar deixar tudo molhado > com o líquido das bolhas. O enfermeiro perguntou-me > com o que havia de limpar as mãos: soro fisiológico > ou betadine... O que será melhor? Devemos continuar > a usar Protopic e Elidel? > Obrigada, > Ana >

"Lenav" Add to Address Book To: dermatite@grupos.com.br Subject: [D.A.M.M.] Aloé Vera Date: Mon, 2 May 2005 17:33:14 +0100 Olá amigos(as), Venho aqui deixar a minha experiência com o Aloés no meu filhote, que hoje faz 18 meses. Pois é, eu fiz uma grande restrição alimentar a ele e a mim (pq ainda amamento)mas as lesões teimavam em não desaparecer, não piorava mas tb não melhorava substancialmente, resolvi então fazer o seguinte: - Dou-lhe banho com farinha maizena, não fica tão vermelho se for só com água e o emoliente(gel próprio); - A seguir ao banho coloco no corpo todo o creme hidratante próprio para peles atópicas; - Coloco nas zonas com lesões creme de calendula e alternadamente gel de Aloé Vera; - Ele toma uma colherzinha de café do gel de Aloé Vera com sumo de fruta assim como eu bebo 2x dia uma colher de sopa do gel de aloé com 7 colheres de sopa de água; - Dou-lhe 3x dia o medicamento homeopático Grafite. Eu acho que o que faltava era tratá-lo por dentro e o Aloé está a dar resultado, para além das melhorias no eczema também funciona melhor dos intestinos que é tb um ponto importante para tudo o resto funcionar. O Aloé colocado exteriormente também resulta melhor do que o creme que estava a colocar Cicalfate, assim como o creme de calêndula. Antes de colocar o aloé coloco mais ou menos 1/2h antes o creme hidratante pq o aloé não hidrata.O de calêndula é o ultimo que coloco , antes de se ir deitar para ficar durante a noite a fazer efeito. Neste momento já quase que nem se nota a mancha castanha deixada pelo eczema e no pescoço tb está muito melhor, não posso dizer que já está curado pq só comecei a fazer este tratamento há uma semana mas o que é certo é que estou a ver resultados coisa que não via com os outros produtos de cosmética. Tenho uma amiga que a bebé têm 11meses e têm no corpo todo e ela diz que tb está a ver resultados com o Aloés. Deixo-vos aqui um excerto do livro "O NOVO GUIA DO ALOÉS" DE MARIE LECARDONNEL DAS PUBLICAÇÕES PREVENÇÃO DE SAÚDE. Já agora gostaria de saber se alguém já experimentou o Aloé Vera (Aloés). O ALÓES E O ECZEMA Pode pôr de lado o seu creme anti-inflamatáorio porque o aloés já deu provas em matéria de eczemas. Em Dezembro de 1936 o Dr. Crewe publicou, no "Minnesota Journal of medicine", um artigo que irá confirmá-lo." Em 1953, escreve ele, os Drs. Collins apresentaram os resultados obtidos pelos aloés em queimaduras causadas por radiações. Nesta ocasião , interessei-me por um caso de eczema palmar. As lesões duravam já há muito tempo, resistiam a todos os tratamentos e eram dolorosas e exasperantes. Procurei, assim, obter uma folha fresca de aloés, destinada a quatro aplicações sucessivas.Todas as noites, apliquei um pedaço de folha sobre a pele da mão que depois cobria com uma ligadura. Ao fim dos quatro tratamentos, as lesões estavam curadas e não voltariam a aparecer até ao dia em que faço esta comunicação." Por seu turno, em 1989, o Professor Davis, que conduz grandes investigações sobre a inflamação, veio demonstrar que o aloés aplicado localmente exercia uma actividade anti-inflamatória contra um largo expectro de agentes irritantes. Conseguiu assim substituir, com vantagem, em creme à base de compostos químicos. Sabendo, além disso, que possui grande poder hidratante, pode-se confirmar que representa o remádio ideal contra o eczema. De resto, os chineses já haviam chegado a esta conclusão, muito antes de os nossos investigadores terem nascido. Um artigo escrito pelo Drs. Cole e chen, do serviço de Dermatologista da Faculdade de Medicina Western Reserve de Cleveland conta que, durante a dinastia Tang, um estudante de nome Liu Yu-shi, que sofri de eczema, conseguiu escapar às suas crises durante uma viagem ao Tibete, graças à aplicação de folhas frescas de aloés (publicado nos arquivos de Dermatologia e Sifilologia,pp.250, fevereiro de 1943). Aplicação O ideal é poder ter acesso a uma planta e aplicar o interior da folha contra a parte afectada pelo eczema, tal como fazia o Dr. Crewe, cobrindo-a depois com um penso. Se uma aplicação por dia não for o suficiente para acalmar a comichão, aumente para duas, uma de manhã e uma à noite, ao deitar, mas durante o dia, deixe a pele ao ar livre por 3 ou 4 horas, para que possa respirar. Continue até ficar totalmente curado. Se não tiver uma planta ou se o eczema se situar numa zona onde seja pouco praticável a aplicação de uma folha (no lóbulo da orelha, por exemplo), aplique gel 3 a 4 vezes por dia (conforme a gravidade da lesão). Neste caso não é necessário colocar um penso. Se utilizar gel fresco, tenha cuidado para que a seiva não venha misturada. Como é mais ou menos irritante, conforme o grau de sensibilidade de cada tipo de pele, ela poderá não ser incoveniente para a sua pele, já de si irritada. Para reforçar as defesas do organismo e acelerar a cura, pode acrescentar a este tratamento uma cura de 10 dias com a poção do Padre Romano, ou beber, durante o mesmo período de tempo, sumo comercial de aloés, à razão de uma colher de sopa duas vezes por dia, um quarto de hora a 20min. antes das refeições Dependendo da gravidade do eczema, poderá ser necessário prolongar as curas durante dois ou três meses, embora reservando pausas de uma semana entre elas. Para as crianças com menos de 10 anos aplique o mesmo tratamento externo e , eventualmente, curas do Padre Romano (sem alcool) ou sumo de aloés comercial (misturado com sumo de frutos), à razão de uma a duas colheres de café por dia, conforme a idade. Precauções Poucas pessoas são alérgicas ao aloés. No entanto, mesmo que o risco seja mínimo, é preferível, antes de proceder ao tratamento externo, submeter-se a um teste, espanhando um pouco de gel sobre uma pequena superfície de pele irritada. Se, passada uma noite, a pele se tornar mais vermelha e o prurido aumentar, terá de renunciar ao tratamento. Testemunhos Não precisa de fazer uma viagem ao Tibete para ter a ideia de recorrer ao aloés em caso de eczema. E para se ver curado...como demonstram os casos seguintes: .O Sr. C.P., 50 anos, foi tratado no hospital devido a um eczema nas mãos. Cortizona e outras pomadas foram utilizadas durante 4 anos, sem alcançar qualquer resultado. Tomou então o xarope dos Franciscanos durante 3 meses. Paralelamente, aplicou uma folha fresca aberta sobre as mãos. A comparação das fotografias tiradas no hospital e o estado actual demonstram bem a sua cura espectacular. . B.G., uma criança de 6 anos, têm um eczema no queixo. Os seus pais aplicam-lhe gel comercial, várias veze ao dia, durante 3 semanas, ao fim das quais a sua filha fica curada. . A Sra. M. B.R., de 52 anos, apresenta um eczema na mão. Durante dois meses aplica, três vezes por dia, gel comercial. Depois disso a cura é completa. . P.S.G., uma menina de 12 anos, têm igualmente um eczema nas mãos. Uma aplicação local do gel da folha fresca leva rapidamente a um resultado positivo. "O NOVO GUIA DO ALOÉS" DE MARIE LECARDONNEL DAS PUBLICAÇÕES PREVENÇÃO DE SAÚDE

Olá Vitor. Sou mãe de uma bebé com 11 meses a quem há já algum tempo foi diagnosticada DA. Tenho um blog www.dermatiteatopica.blogspot.com onde dou o meu testemunho sobre os diversos tipos de tratamento que tenho feito e onde tenho testemunhos de outras mamãs com filhos atópicos. Espero que ajude outras pessoas com o mesmo problema. parabéns pelo site, está excelente e ajuda imenso a esclarecer diversos pontos. foi um dos primeiros que li quando soube que a minha filha era atópica Tudo de bom Susana

Serviço de apoio A crianças com dermatite atópica (09:00-18:00) 800 20 40 99

Prezado Sr. Vítor, meu nome é Marilene, sou brasileira e tenho uma filha de 10 anos, que há 4 anos apresenta este problema de pele, eczema atópico. Já consultei vários especialistas, que sempre receitam os medicamentos a base de corticóide, hidrocortizona, fizemos, inclusive, tratamento homeopático, que conseguiu controlar bastante as suas crises. Mas, as crises sempre voltam com muita coceira e pele extremamente seca. Visitando a web, achei o seu site que achei muito interessante e percebi que várias pessoas utilizam a loção hidratante Xerial 3 (de efeitos potentes), aqui no Brasil este produto não está disponível mas eu tenho uma amiga que faz doutorado em Porto e que se dispôs a comprá-lo para mim. Seria possível que me informasse se este produto é encontrado em qualquer farmácia ou drogaria de Portugal? Vc tem noção do preço? Desde já agradeço a atenção dispensada Um abraço, Marilene

Olá a todos. A minha filha tem 14 meses e tem eczema atópico. Felizmente apenas tem episódios esporadicos, pelo menos até agora. Ainda bem que descobri este site, pois fiquei alerta para o facto de que qualquer mudança pode fazer reaparecer o eczema. Pois não sabia que tudo pode influenciar o reaparecimento do eczema. O mais imprtante é a hidratação constante da pela. Só uso produtos muito hidratantes e sempre sem sabão nem perfume. Em caso de urgência utilizo cortizona o minimo possivel. Um farmaceutico conhecido disse-me uma vez para usar e abusar dos produtos hidratantes de modo a evitar a necessidade da cortizona. è claro que reconhecço agora que a minha menina tem talvez uma forma de eczema menos penoso. Desejo as melhoras para todos. Noémia.

"Inês Marcelino" Add to Address Book To: vitorcaldeira@yahoo.com Subject: a todos os que sofrem com esta doença Date: Wed, 10 Aug 2005 11:50:26 +0000 Caro Vitor, desde já dou-lhe os meus parabéns por tão nobre iniciativa e acredite que neste momento é uma luz ao fundo do tunel na vida de mais e mais pessoas. Chamo-me Inês, tenho agora 20 anos e tenho esta doença desde os 10!!! Passei por muitos dermatologistas que sempre me receitaram cremes à base de cortisona ***( so agora com a sua página é que tomei consciencia que em excesso fazem mal, e de facto é o que me tem tramado a vida até agora). no entanto, apesar de com a sua página na net eu ficar a saber aquilo que devo ou não fazer, e vou mesmo comprar o protopic, foi à quase duas semanas que surgiu uma nova esperança: fui, por acaso, a uma farmácia existente no Centro Comercial do Colombo e nem era pa tratar este problema, quando o farmaceutico que me atendeu... olhou para os meus braços e perguntou-me " voce sabe que tem eczema topico, mas de certeza q não sabe o que é". espantoso, em dez anos dizerem me um termo médico qualquer e não me explicarem ao certo o que é. verdade seja dita que eu tenho asma e sei que esse é um factor importante, mas aqui vai a explicação que ele me deu, para todos os sofrem com este problema: é consequencia da falta de uns ácidos gordos que existem em determinados alimentos, chamados Omega3 e Omega6; ainda estou para saber que alimentos sao esses ( assim que souber podem ter a certeza que vos digo) mas o tal farmaceutico aconselhou-me a beber leite da marca Parmalat Especial Omega e deu-me um livrete com vários cremes e leites corporais, especificos para pele atopica, dos quais me foi indicado como melhor o EXOMEGA Leite Corporal que tira o prurido, e acreditem que em 10 anos nunca senti tao pouca comichão e que o aspecto quer dos meus braços quer das minhas pernas tem melhorado a olhos vistos, e atenção, à base desse Omega6. ACONSELHO-VOS VIVAMENTE A TENTAREM ENCONTRAR ESTE LEITE CORPORAL QUE PARA MIM TEM SIDO MILAGROSO (só custa 14€20). espero sinceramente que não desistam, as melhoras rápidas e pff que tomem atenção ao que estou a recomendar. até me sinto outra. obrigada pela atenção. ***hoje fui novamente ao dermatologista. este receitou-me um creme que dá pelo nome de Elidel. atenção: está provado e divulgado através da emprensa que este creme provoca cancro da pele

From: Jacques Sochaczewski [mailto:jac.so@globo.com] Sent: sexta-feira, 2 de Dezembro de 2005 10:56 To: Vitor Caldeirinha Subject: Re: Aloe Vera Caro Vitor: Descobri há alguns meses os produtos à base de aloe vera produzidos e distribuídos pela empresa americana Forever Living. Escolhi usar um gel que contém 84% de aloe vera, ou seja, equivale a aplicar o gel da própria folha de babosa na pele. Comecei a aplicá-lo duas vezes ao dia no rosto e no peito, onde a alergia era mais forte, e até na cabeça, pois estava com algumas feridas ali também. Em dois meses a pele tinha se alterado sensivelmente, e para minha surpresa começou a reaparecer cabelo em meu couro cabeludo, “efeito colateral” que eu nem imaginava. Rinite não tenho mais (usei um ativador de aloe vera), e a bronquite tem melhorado, já gasto menos em medicamentos. Sou uma pessoa profundamente alérgica desde o nascimento, alergia que me levou a freqüentes ataques de rinite e bronquite, além de eczemas na pele que ficam migrando pelo rosto, peito etc. Tenho ainda pele muito clara, tendo exposto a pele ao sol em excesso, antes da existência dos protetores solares. Resolvi pesquisar as razões desses efeitos, e descobri que aloe vera tem ação antiinflamatória similar à cortisona, mas sem os efeitos desta. Também é uma planta antibiótica e regeneradora celular. Na pele, além disso, atua como nutritiva e, por meio de ligninas e polissacarídeos, penetra nas três camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme), expulsando bactérias e depósitos de gordura que obstruem os poros. Também utilizei e utilizo o suco de aloe vera, que faz os mesmos efeitos internamente, o que possivelmente potencializou os efeitos nas pele, inclusive quanto à calvície. O suco dá uma equilibrada geral no organismo, desintoxicando e regenerando. tem enzimas que ajudam a digestão. Sinto-me muito mais disposto. Fora o gel que eu usei, existem produtos com misturas como com própolis, para o qual estou mudando agora pois em meu caso será mais efetivo. Vítor, você me perguntou o preço e como adquirir. Em meu caso, cadastrei-me na empresa para comprar com preço de atacado, e, sendo cadastrado, posso cadastrar quem quiser fazer da mesma forma, o que aconselho. A única exigência feita ao cadastrado é que sua compra mínima, a cada compra, seja de 60 dólares ao câmbio fixo de 2,20. Não há exigência de compras mensais ou a qualquer tempo, apenas exige-se esse valor mínimo. Como exemplo (pois há muitos outros produtos), os preços dos produtos que eu citei são: (em dólares) VAREJO: Aloe Propolis Creme 19,31 Aloe Vera Gel 21,81 Aloe Activator 13,79 Aloe Vera Gelly 13,79 ATACADO: Aloe Propolis Creme 14,23 Aloe Vera Gel 15,82 Aloe Activator 10,16 Aloe Vera Gelly 10,16 A Forever Living só vende através de distribuidores, não existem lojas. Eu mesmo posso cadastrar quem quiser comprar com desconto, ou indicar alguém próximo para enviar à pessoa o produto com preço de varejo, sem necessidade de cadastro. Nos dois casos, a entrega será pelos correios. Repito meu e-mail: jac.so@globo.com. Espero que quem precisar tenha os mesmos resultados que eu estou tendo. Grande abraço, Jacques Sochaczewski

Olá Jacques, Agradeço a sua atenção. Vou disponibilizar tudo no site e tenho que experimentar essa maravilha que você diz. Obrigado Vitor